‘Liberdades’: cerimônia no STF marca lançamento de mais uma iniciativa do Programa de Combate à Desinformação

Anamatra

Dirigentes da Anamatra acompanham evento e dialogam com ministros sobre temas de interesse da Magistratura

Uma parceria entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Instituto Justiça e Cidadania lançou na noite desta quarta (3/8) o livro e a cartilha “Liberdades”, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil e também aos 130 anos do STF na República.

As publicações somam-se às ações do Programa de Combate à Desinformação, criado especialmente para difundir informações corretas sobre o STF, iniciativa que tem entre as instituições parceiras a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

O presidente da Anamatra, Luiz Colussi, acompanhou a solenidade, juntamente com a secretária-geral, Viviane Leite, o diretor de Assuntos Legislativos, Valter Pugliesi, e o juiz Felipe Calvet, do Conselho Fiscal. Na oportunidade, os dirigentes da Anamatra dialogaram com ministras e ministros do STF sobre temas de interesse da Magistratura.

No evento, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, afirmou que os artigos redigidos sobre as liberdades previstas na Constituição Federal, a cartilha e os painéis dos grafiteiros visam contribuir para despertar em todos “o orgulho e o sentimento de pertencimento a uma nação independente e livre, que nunca se deixou abater em prol do sonho denominado democracia”.

O livro traz artigos escritos pelos 11 ministros do Tribunal e por advogados, abordando as diversas liberdades constitucionais: econômica, sindical, imprensa, expressão, sexual, empresarial, religiosa, entre outras. Já a cartilha, voltada para o público jovem, tem ilustrações em grafite inspiradas nos artigos. Serão distribuídas um milhão de cartilhas para estudantes do ensino médio da rede pública de todo o país.

A apresentação das publicações foi seguida de exposição dos 14 painéis em grafite, pintados em maio por artistas urbanos em frente ao Tribunal, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, cada um representando um tipo de liberdade. Acesse aqui fotos da produção dos grafites.

 

*Com informações do STF

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra