Tema foi anunciado durante o 18º Encontro Nacional, em São Paulo
“CLT: por que, para quê, para quem?”. Este foi o tema escolhido para as atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em 2026. A definição ocorreu durante reunião da Comissão Nacional do TJC, que aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região (TRT 2/SP), nesta quarta (26/11).
A escolha se deu por conta da relevância da reafirmação do trabalho decente, com proteção social, e consequentemente, da competência da Justiça do Trabalho. Foi apontada a necessidade de discutir tal assunto junto aos estudantes brasileiros, de modo a combater desinformação e munir estes jovens com conhecimentos que serão fundamentais quando forem inseridos no mercado de trabalho.
Outros assuntos tratados na reunião foram a reformulação do Encontro Nacional do TJC, a definição do local da próxima edição do evento, bem como o estabelecimento do calendário de reuniões e outras atividades ligadas ao Programa TJC.
Além da diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra. Roberta Santos, estiveram presentes as juízas e os juízes: Rosemeire Lopes Fernandes (Amatra 5/BA), magistrada aposentada e coordenadora do Programa; Aline Doral (Amatra 4/RS); Simone Jalil (Amatra 21/RN); Vitor Maffia (Amatra 11/AM-RR); Natasha Schneider (Amatra8/PA-AP); Des. Mário Caron (Amatra 10/DF-TO); e o Des. Fábio Bueno de Aguiar (Amatra15/Campinas).

