Mulheres na Justiça: Anamatra participa da construção da “Carta de Brasília pela Igualdade no Judiciário”

Anamatra

Documento consolidará conclusões da 4ª edição do evento do CNJ

 

Ampliar discussões e efetivar ações alusivas à participação feminina no âmbito do Poder Judiciário, com medidas concretas para dar efetividade ao princípio da igualdade ente homens e mulheres. Esse foi o tom dos debates das oficinas temáticas realizadas durante esta sexta (26/9) na 4ª edição do “Mulheres na Justiça”, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As propostas constarão da “Carta de Brasília pela Igualdade no Judiciário” que será divulgado pelo órgão.

Apoiadora do evento, a Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com representantes indicadas pela Comissão Anamatra Mulheres, participou ativamente de toda a programação do evento, que teve início nessa quinta (25/9). 

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Roberta Santos, conduziu a oficina com o tema “A paridade de gênero no Poder Judiciário: avanços e desafios da resolução CNJ n 540/2023”, debate que reuniu diversas magistradas e servidoras de vários ramos do Poder Judiciário. A oficina contou com exposição da juíza Adriana Manta (Amatra 5/BA), indicada pela Comissão Anamatra Mulheres, e da juíza auxiliar da Presidência do CNJ Wanessa Mendes de Araújo, do TRT 10 (DF/TO).

Coordenadora da oficina com o tema “Vergonha, medo e culpa: violência doméstica e familiar contra mulher do Poder Judiciário”, a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra, Patrícia Sant’Anna, apresentou a cartilha da Associação sobre o tema, colocando a entidade à disposição para o debate do tema. Conheça a publicação

A Associação também teve representante no debate sobre “Carreira e identidade feminina no mundo pós-moderno". A oficina conduzida pela juíza do Trabalho Sandra Cristina Zanoni Cembraneli Correia, da Comissão Anamatra Mulheres.

Também participaram de oficinas, indicadas pela Comissão Anamatra Mulheres as juízas Viviane Christine Martins Ferreira, , Julieta Elizabeth Correia de Malfussi, Léa Helena Pessoa dos Santos Sarmento e Claudine Teixeira da Silva Rodrigues.

O evento contou ainda com a representação dos aposentados, com a presença da diretora de Aposentados, Maria Aparecida Norce Furtado na oficina “Planejamento financeiro e aposentadoria”.

Os debates reuniram ainda magistradas do Trabalho de diversas regiões, além de representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).


Confira as fotos do evento.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Vice-Presidente da Anamatra