Combate ao assédio estrutural no trabalho é tema de 'live' com participação da Anamatra

Vice-presidente, Luciana Conforti foi uma das palestrantes de evento promovido por associação de advogados da Caixa

A vice-presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e presidente da Comissão Anamatra Mulheres, Luciana Conforti, participou, na última segunda (13/6), de “live” com o objetivo de debater o assédio moral e sexual no trabalho. O evento foi realizado pela Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal (Advocef). 

 
A magistrada falou do conceito amplo previsto na Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que  engloba as violências e o assédio, em todas as suas formas, no mundo do trabalho, inclusive considerando as intersecções de gênero e raça.  

Conforti também destacou o cenário da jurisprudência trabalhista em torno do tema. Segundo a magistrada, a Justiça do Trabalho tem reiteradamente reconhecido a prática de assédio sexual e também assédio moral interpessoal e organizacional. “As empresas respondem por ambos (responsabilidade objetiva), independentemente de culpa, pela obrigação de manter ambiente seguro e saudável”, explicou. 
 
A vice-presidente reforçou a importância de ouvir as trabalhadoras e trabalhadores, pois eles trazem à tona problemas organizacionais que os gestores muitas vezes não conseguem perceber. “E a competição exacerbada é justamente uma característica dos processos de individualização, um dos reflexos do assédio institucional ou organizacional. Os colegas de trabalho passam a disputar os melhores resultados, pela excessiva pressão que recebem e terminam sendo adversários nessa competição. Esse sistema contribui para os processos miméticos, pelos quais os próprios trabalhadores assimilam características negativas que lhes são impostas quando não atingem as primeiras posições e tais processos também destroem as relações cooperativas”.
 
A “live” foi conduzida pela Vice-Presidente da Advovef, Melissa dos Santos Pinheiro Vassoler Silva, e também contou com a participação, como palestrantes, da representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Rita Serrano e do advogado e membro da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Federal João Pedro Ferraz dos Passos.
 
#TrabalhoSemAssédio
 
A vice-presidente também divulgou a campanha #TrabalhoSemAssédio, lançada pela Anamatra durante o 20º Congresso Nacional de Magistrados do Trabalho, que reuniu mais de 400 participantes em Pernambuco, entre os dias 27 e 30 de abril. 
 
O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para o engajamento solidário e empático, de combate às violências e assédios no mundo do trabalho. “A campanha é permanente e engloba ações e conteúdos educativos para sensibilizar gestores e empregadores e conscientizar trabalhadores, reforçando a ideia de que essas condutas nocivas devem ser denunciadas, fiscalizadas e punidas”, disse. 
 
Você também pode participar dessa iniciativa, compartilhando, em seus canais de comunicação (portais e redes sociais), o material da campanha disponível no seguinte link: www.anamatra.org.br/trabalhosemassedio.
O hotsite da Campanha traz informações detalhadas, além de materiais para uso e compartilhamento livre pelas instituições parceiras, como banners, posts para redes sociais, artes para folder, adesivos, entre outros, com a utilização da hashtag #TrabalhoSemAssédio.
 
 

Leia mais:

Campanha #TrabalhoSemAssédio é tema de reunião com Associação dos Advogados da Caixa Econômica Federal

Ministério da Mulher promete apoio à ratificação da Convenção 190 da OIT

Judiciário unido na Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

#TrabalhoSemAssédio: Anamatra lança campanha de tolerância zero às violências e assédios no mundo do trabalho

Combate ao assédio moral e sexual pelo Judiciário é tema de artigo da vice-presidente

Violência e assédio no mundo do Trabalho: ato público pede ratificação da Convenção nº 190 da OIT


Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra