TJC: evento em Porto Alegre faz balanço das atividades do Programa da Anamatra

Secom TRT 4, Amatra 4 e Anamatra

Capital gaúcha sedia o 14ª Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)

Teve início, nesta quinta (28/11), em Porto Alegre (RS), a 14ª edição do Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC, promovido pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A abertura do evento ocorreu no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e contou com a apresentação dos alunos beneficiados pelo Programa no Rio Grande do Sul.

Na abertura do Encontro, o vice-presidente da Anamatra, Luiz Colussi, destacou a importância do evento, que, segundo ele, consolida a meritória iniciativa da entidade de levar noções de cidadania e de direitos aos jovens estudantes das escolas públicas pelo país afora. “São os próprios juízes do Trabalho que ensinam aos estudantes, saindo de seus gabinetes e se aproximando da sociedade. É a valorização da carreira do magistrado do Trabalho e da sua justiça”, apontou. Segundo o magistrado, para a Anamatra, é fundamental a atuação dos juízes coordenadores regionais do Programa. “São eles que concretizam o Programa e fazem do TJC um programa reconhecido pela ONU como boa prática na promoção dos direitos sociais”, recorda.


“O TJC é uma rara oportunidade para os juízes, acostumados à solidão do ato de julgar, vivenciarem um novo momento em suas biografias. Nos tempos áridos e brutos em que vivemos, nos quais o diálogo e a troca de conhecimento parecem estar ‘fora de moda’, o TJC passa justamente a mensagem de que é possível sim plantar a semente da cidadania por meio da educação”, declarou a presidente da Amatra 4 (RS), Carolina Gralha.


Também compuseram a mesa de honra o vice-presidente do Tribunal, Ricardo Fraga, a presidente da Amatra 4 (RS), Coordenadora Nacional do Programa, Rosemeire Fernandes, a juíza Aline Fagundes, coordenadora do TJC na 4ª Região, e o juiz Gustavo Vieira, titular da 1ª Vara do Trabalho de Santa Maria.


Como surpresa da organização do evento, foram entregues placas de homenagens ao juiz Gustavo Fontoura Vieira, idealizador do TJC em Santa Maria, e para a juíza Carolina Gralha, responsável pelas atividades do TJC no âmbito da 4ª Região por cerca de quatro anos.


Relatos – Na parte da tarde, na sede da Amatra 4 (RS), o evento teve continuidade com o início do relato dos coordenadores regionais do Programa. A atividade continua nesta sexta, a partir das 13h30. As atividades são conduzidas pelo diretor de Direitos Humanos da Anamatra, Marcus Barberino, e pela coordenadora Nacional do Programa, Rosemeire Fernandes.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa TJC. 

*Com informações do TRT 4 da Amatra 4

Receba nossa newsletter