Anamatra prestigia posse da nova Administração do TRT 5 (BA) para o biênio 2025/2027

Fotos: Amatra 5

Regional baiano passa a ter a desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi como nova presidente

O diretor Legislativo da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Leonardo Jorge, prestigiou, nesta quarta (6/11), a solenidade de posse da nova Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) para o biênio 2025/2027. Entre as autoridades presentes, esteve o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Brandão.

A nova presidente do TRT 5 é a desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi, tendo como vice-presidente a desembargadora Suzana Maria Inácio Gomes. Já o desembargador Marcos Oliveira Gurgel tomou posse como novo corregedor regional e a Desembargadora Eloina Machado como Corregedora Adjunta. Os magistrados foram eleitos em sessão do Tribunal Pleno realizada em 5 de setembro de 2025.

A nova presidente, em seu discurso, afirmou que a posse representa a realização de um sonho, rememorando a sua história pessoal e o papel fundamental social da Justiça do Trabalho, que a fez se apaixonar por este ramo do Judiciário. “É um momento de felicidade na vida de todo magistrado, chegar ao ápice da carreira como presidente o TRT. Para mim, em especial, é a realização de um sonho e de um ideal”, disse a desembargadora.

Entre as metas elencadas para a gestão estão a conclusão do auditório Pleno do Fórum Trabalhista 2 de Julho, a construção dos fóruns de Itaberaba e Euclides da Cunha, o fortalecimento dos Núcleos de Justiça 4.0 e ações para aprimorar a execução trabalhista e a distribuição de servidores na primeira instância.

Ao se pronunciar, o diretor Leonardo Jorge, também presidente da Amatra 5 (BA), destacou a gestão do desembargador Jéferson Muricy, elogiando “o zelo, a seriedade e os resultados conquistados”, com ênfase na defesa da Justiça do Trabalho, na valorização de magistrados e servidores e na inauguração do Fórum 2 de Julho.

Sobre a nova Diretoria, afirmou tratar-se de “uma equipe altamente qualificada”, liderada por uma presidente cuja trajetória combina dedicação e superação, e lembrou que, como Corregedora, Ivana Magaldi promoveu avanços importantes, motivo pelo qual recebeu da Amatra 5 a comenda Fátima Stern. “A importância do seu trabalho incansável na Corregedoria e a certeza de que continuará no Presidência, em prol de uma Justiça mais forte acessível e com a magistratura valorizada”, apontou.

Sobre a nova presidente

Natural de Antas (BA) e formada em Direito pela Universidade Católica de Salvador, a desembargadora iniciou sua carreira no TRT-BA em 1983 como auxiliar judiciária, tornando-se juíza do Trabalho substituta em 1989. Foi promovida por merecimento a juíza presidente em 1993, atuando em diversas varas e fóruns, e em 2006 chegou ao cargo de desembargadora federal do Trabalho da 5ª Região.

Com especializações em Direito Processual Civil e Direito Civil, é autora de artigos jurídicos e teve passagem marcante pela Amatra-5, além de ter exercido as funções de ouvidora e presidente da 1ª Turma do Tribunal. Atualmente, é corregedora regional do TRT-BA (biênio 2023–2025) e integra o Órgão Especial.

*Com informações do TRT 5

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Vice-Presidente da Anamatra