Juiz Claudinei Campos representou a Anamatra no evento
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a convite do Instituto Federal de Brasília (IFB), participou de palestra para alunas e alunos dos cursos técnicos em Secretariado do campus São Sebastião. O juiz do Trabalho Claudinei Campos, diretor da Escola da Magistratura do Trabalho da 10ª Região (Ematra 10) representou a entidade no evento.
Em sua fala, o magistrado abordou temas relacionados ao Direito do Trabalho, como os direitos fundamentais, mudanças promovidas pela reforma trabalhista (Lei 13.467/2017) e modalidades contratuais, incluindo o fenômeno da ‘pejotização’ como simulação de fraude à legislação trabalhista.
Para o magistrado, o Direito do Trabalho brasileiro revela um sistema complexo, fundamentado em princípios protetivos, mas que enfrenta constantes desafios de adaptação às novas realidades econômicas e sociais. ‘O equilíbrio entre flexibilidade econômica e proteção trabalhista continuará sendo o grande desafio para todos os atores do mundo do trabalho’, ponderou.
‘Cada auditório merece uma abordagem diferente. Fazer essa apresentação para futuros Técnicos em Secretariado me fez explorar uma faceta do Direito do Trabalho distinta daquela dos juristas, mais relacionada ao dia a dia das empresas e a aspectos práticos desse ramo de direito, além de apontar para esses futuros profissionais qual será o futuro das relações de trabalho no Brasil. Foi uma experiência incrível’, declarou Claudinei Campos.
Trabalho, Justiça e Cidadania
A importância da necessidade de conhecimento dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos trabalhistas, dos deveres e dos meios de acesso à Justiça é reconhecida pela Anamatra.
Entre as iniciativas nesse sentido está o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), que busca a promover maior aproximação entre o Poder Judiciário e a sociedade, estabelecendo variadas formas de diálogo com estudantes em todo o Brasil.
Conheça o programa: https://www.anamatra.org.br/tjc