Entidade esteve representada pela diretora Patrícia Sant’Anna
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, participou, nessa segunda (18/8), da abertura da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com apoio do Ministério da Saúde, em Brasília (DF).
O evento celebrou os avanços do Brasil na promoção da saúde da população trabalhadora e discute mais de 1,1 mil propostas e diretrizes voltadas à construção de políticas públicas.
Durante a abertura da conferência, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou avanços na saúde do trabalhador, como a habilitação de 17 novos CERESTs, totalizando 243 no país, e o aumento de 100% no repasse federal, que passou de R$ 80 milhões para R$ 160 milhões anuais. Também foi atualizada, após 24 anos, a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, com a inclusão de 165 novas patologias.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o evento reúniu mais de 3 mil participantes de diversas áreas. A abertura foi conduzida por Fernanda Magano e contou com autoridades dos três poderes e representantes de organizações e movimentos sociais.
*Com informações do Ministério da Saúde