Evento promovido pela Comissão LGBTQIAPN+, será realizado no dia 25/9, a partir das 8h30, em formato híbrido
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), por meio da Comissão LGBTQIAPN+, realizará, no dia 25 de setembro, II Encontro de Diversidade, que abordará o tema central "Por uma Justiça, diversa, inclusiva e sustentável". O evento, em formato híbrido, acontecerá das 8h30 às 13h30, com transmissão pelo canal da Anamatra no YouTube (@tvanamatra).
O Encontro tem por objetivo debater os estigmas enfrentados pelas pessoas LGBTQIAPN+ e os desafios para a superação dos preconceitos e violências. A presença das(os) magistradas(os) associadas(os) certamente em muito contribuirá para o sucesso do evento, pela oportunidade de compartilhamento de peculiaridades e experiências locais.
Inscrições
As inscrições já estão abertas e disponíveis na página do evento, devendo ser realizadas tanto para quem participará de forma presencial como telepresencialmente. A data limite para inscrições é 22 de setembro. Clique aqui e participe.
Programação
A programação conta com palestra de abertura, que será conduzida pela promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Claudia Mac Dowell. Em 2019, a profissional foi atacada por conta de sua orientação sexual por um advogado, no Tribunal do Júri de São Paulo. Desde então, Mac Dowell se firmou como uma voz importante no combate à discriminação sexual e contra as diversas formas de violência sexual.
O evento promoverá debates, oficinas, momentos de reflexão e apresentação de proposições em torno dos desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+ no mundo do trabalho.
Por fim, será feita uma exposição sobre a obra coletiva “Direitos dos Trabalhadores LGBTQIAPN+: da vulnerabilidade ao trabalho decente”, que reúne 29 artigos assinados por pesquisadoras(es), representantes do sistema de justiça, de instituições acadêmicas e da sociedade civil. A publicação evidencia a urgência de políticas públicas inclusivas e reafirma o papel da pesquisa e do diálogo interinstitucional na construção de um mercado de trabalho mais justo e igualitário.
Trata-se da primeira publicação coletiva do Eixo de Pesquisa “Trabalhadores LGBTQIAPN+”, fruto do trabalho do Núcleo de Pesquisa e Extensão "O trabalho além do direito do trabalho", da USP, cuja proposta é ampliar o debate sobre sexualidade, gênero e justiça social no contexto das relações laborais.
Certificação
A carga horária total do Encontro é de 5 (cinco) horas-aulas, com certificação pela Enamatra para os participantes inscritos e com a presença devidamente confirmada.
A emissão do certificado está vinculada à confirmação da presença, a qual deverá ser feita exclusivamente pelo aplicativo Anamatra.