Encontro marcou transição para magistradas e magistrados que assumirão novas funções na entidade
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta terça (23/5), a última reunião da Diretoria da entidade no biênio 2023/2025. O encontro foi conduzido pela atual presidente, Luciana Conforti, e contou com a presença de magistradas e magistrados que tomarão posse nesta quarta, em Brasília.
Em sua fala de despedida, a presidente agradeceu a união e o trabalho coletivo, que, em sua avaliação, foi uma marca da gestão atual. ‘Fico feliz de ter conseguido representar adequadamente as magistradas e magistrados do Trabalho à frente da Anamatra. Eu tive a bênção e a felicidade de ter cada um de vocês no lugar certo. O trabalho foi intenso, mas aqui me senti em um lugar seguro. Isso não tem preço’.
As diretoras e diretores também falaram dos desafios e conquistas da gestão 2023/2025 e agradeceram pela oportunidade de integrarem o biênio e pela condução do coletivo pela presidente Luciana Conforti, de forma firme, solidária, corajosa e democrática.
Um dos destaques da reunião foi a mobilização em defesa da competência da Justiça do Trabalho, com o relato sobre as audiências com autoridades que vêm sendo realizadas, e o pedido de ingresso da Anamatra no Tema 1389, em debate no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes.
Também foram tratadas na última reunião do biênio: balanço sobre a Assembleia da Mutua, licença-prêmio, participação da Anamatra em conferências internacionais da OIT, licença compensatória, lançamento da Agenda Político-Institucional 2025 e da Cartilha Sobre Violência Doméstica, auxílio-saúde, estado de contas da Anamatra, relatório de gestão, análise de pedidos de assistência, paridade, melhoria do aplicativo dos Jogos, a realização da “live” comemorativa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), entre outros.
Esses e outros assuntos serão retomados na reunião do Conselho de Representantes que acontecerá amanhã (21/5). O detalhamento das deliberações da reunião será divulgado na ata a ser disponibilizada no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral.