Direitos trabalhistas nos EUA em debate no ‘Happy Hour Letras e Línguas’

Iniciativa cultural da Anamatra recebeu o juiz João Renda Fernandes, autor de obra sobre o tema

'O Mito EUA: um país sem direitos trabalhistas’. Esse é o tema de obra do juiz do Trabalho João Renda Leal Fernandes, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), publicação fruto de pesquisa de campo, bibliográfica e jurisprudencial sobre o Direito do Trabalho estadunidense.

O magistrado foi o convidado da segunda edição do ‘Happy Hour Letras e Línguas – Um Bate-papo Com os Autores na Magistratura’, nessa quinta (4/8), iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com transmissão pelo canal da TV Anamatra no Youtube.

‘O seu livro me traz muitas evocações, muitas lembranças do trabalho que Anamatra fez na época da reforma trabalhistas, pelas suas inverdades. Uma delas é que nós teríamos uma quantidade absurda de reclamações trabalhistas, de 98% dos processos de todo o mundo’, lembrou o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, que conduziu o bate-papo com o autor. Segundo o presidente, a ideia do evento foi a de justamente ajudar a desmistificar esses e muitos outros mitos.

Em sua participação, João Renda falou da iniciativa de estudar o ordenamento jurídico dos Estados Unidos, ainda na época em que cursava o mestrado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e era vinculado à Universidade de Harvard. ‘Acredito que eu tenha coletado informações suficientes capazes de refutar muitos dos mitos que são aqui reproduzidos pelo senso comum brasileiro’, explicou.

O convidado também falou de seu orgulho em pertencer à Justiça do Trabalho, que, em sua avaliação, tem entre suas marcas a simplicidade procedimental, e da importância da atuação da Anamatra em prol do Direito, da Justiça e da Magistratura do Trabalho. ‘Quando formos trazer ideia de ordenamentos jurídicos estrangeiros, que tragamos essa ideia de uma forma contextualizada, crítica e criteriosa’.

Confira a íntegra do evento:




Confira a íntegra do evento:

 

 

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Anamatra