Dirigentes avaliam êxito do 20º Conamat

Foto: Alessandro Dias e Érica França

Evento foi concluído neste sábado (30), em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)

Chegou ao fim, neste sábado (30), o 20º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), realizado em Porto de Galinhas, Ipojuca (PE), pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Mais de 400 integrantes da magistratura do trabalho de todo o Brasil participaram dos painéis, debates e conferências, que contaram também com professores, jornalistas, pesquisadores, advogados e procuradores ligados às áreas do direito do trabalho e de direitos humanos brasileiros e estrangeiros.

Ao fazer um balanço do evento, que teve início no último dia 27, o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, parabenizou a organização do Congresso, ressaltando a alegria dos reencontros, após dois anos de pandemia, que fizeram o evento ser adiado por duas vezes. “É, de fato, uma emoção e uma alegria muito grande de rever, de encontrar, de estar junto com os colegas e, mais do que isso, perceber que os colegas seguem vivos, pulsando o Direito do Trabalho e a Justiça do Trabalho”, relatou.

Colussi também classificou como extraordinária a parte científica do 20º Conamat, que contou com a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, entre eles ex-presidentes da Anamatra, ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e magistradas e magistrados de primeiro e segundo graus. “Tudo isso contribuiu para o êxito do congresso, que terminou com aprovação de teses para nortear os destinos da Anamatra, e com a aprovação da Carta de Ipojuca, que servirá como inspiração em todos os nossos trabalhos”, celebrou.

Gênero e raça

Para a vice-presidente Luciana Conforti, o Congresso, para além do debate de temas jurídicos, tratou com profundidade questões atuais, enfocando gênero e raça. “Esses necessários assuntos, ganharam destaque na programação do evento, pela importância deles na pauta de toda a sociedade”, afirmou.

Segundo Conforti, a organização do Conamat teve especial atenção com temas necessários à reflexão dos juízes e juízas, como a competência da JT a e reforma trabalhista. “Também foi a oportunidade para falarmos sobre fake news, os recentes ataques à magistratura e, claro, reafirmarmos nosso compromisso com a justiça social e a democracia”, completou.

Legado de perseverança

O 20º Conamat é realizado em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra 6), que congrega juízes da área trabalhista de todo o Estado de Pernambuco. A presidente da entidade, Laura Botelho, avaliou o evento como extremamente rico e participativo, deixando um legado para o aperfeiçoamento na magistratura. Para a juíza, a realização do evento exigiu muito trabalho, paixão e perseverança de todos e todas que se envolveram em sua organização. “Ao concluirmos essa missão, constatamos que todo o esforço valeu a pena, porque realizamos um evento memorável, especialmente diante dos debates altamente qualificados e que fornecem subsídios para a defesa da ampliação da competência da Justiça do Trabalho, sua valorização e maior representatividade”, apontou.

Confira tudo sobre o Conamat

Confira a programação o site do Conamat - https://www.anamatra.org.br/conamat/programacao-conamat

Assista tudo na íntegra via Youtube - https://www.youtube.com/user/tvanamatra/playlists

As fotos do 20º Conamat estão disponíveis no Flickr - https://www.flickr.com/photos/anamatra/albums