Lançamento coletivo de livros marca último dia 20º Conamat

Érica França e Alessandro Dias

Ao todo, 16 obras foram divulgadas por magistradas e magistrados do Trabalho

O 2Oº Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), realizado em Ipojuca, Porto de Galinhas (PE), também foi palco do lançamento coletivo de livros, realizado neste sábado (30/04). Ao todo, 16 obras foram lançadas.

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, destacou a importância do trabalho desenvolvido por cada autora ou autor. “É uma grande honra ver tantos colegas escrevendo, defendendo suas ideias e fundamentos, defendendo a Constituição e o Direito do Trabalho, defendendo a nossa Justiça do Trabalho e a sua competência”, parabenizou.

Conheça as obras lançadas:

Direito Fundamental de Não Ser Escravizado No Brasil
Autora: Luciana Paula Conforti
Editora: RTM
Entre outros aspectos, a pesquisa investiga a luta pelo direito ao trabalho digno e pelo direito de não ser escravizado no Brasil, com perspectiva histórica, social e jurídica, com a conclusão de que o conceito de trabalho em condição análoga à de escravo brasileiro está em consonância com as normas internacionais de proteção aos direitos humanos e ao direito ao trabalho, com o histórico de lutas sociais dos trabalhadores e de outros sujeitos sociais pelo direito fundamental ao trabalho digno e pelo direito fundamental de não ser escravizado e com a proteção dos demais direitos fundamentais e humanos previstos na Constituição de 1988.


Justiça Política do Capital - A Desconstrução do Direito do Trabalho Por Meio de Decisões Judiciais
Autor: Grijalbo Fernandes Coutinho
Editora: Tirant Lo Blanch
Na obra, Grijalbo Fernandes Coutinho, ex-presidente da Anamatra (biênio 2003/2005), mostra como a mais alta corte de Justiça do Brasil, de modo sistemático, tomou o proletariado como inimigo de classe, arrasando suas conquistas históricas.


Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica
Autor e coordenador: Hugo Cavalcanti melo Filho
Editora: LTR
O livro é uma homenagem ao Professor Everaldo Gaspar Lopes de Andrade. Na obra, o ex-presidente da Anamatra (biênio 2001/2003), Hugo Cavalcanti melo Filho, afirma que ‘o Direito do Trabalho se faz em resistência e Gaspar aponta para a manutenção de um movimento desvelador e crítico que vislumbra o próprio direito como um 'instrumento posto a serviço da dominação, a legitimação do poder no discurso da soberania e nas práticas e instituições sociais'.

Elementos para a Tutela Efetiva da Classe Trabalhadora: Temas de Direito e Processo do Trabalho, volume II
Autor: Hugo Cavalcanti Melo Filho
Editora: Lacier
A obra se apresenta como ferramenta de grande utilidade para a compreensão do turbilhão de temas novos diariamente debatidos no âmbito do Direito e do Processo do Trabalho, constituindo prova irrefutável tanto da evolução acadêmica e maturidade científica alcançada pelos seus autores, alunos da Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, guiados pelo autor.

Judiciário Cooptado – A interferência do poder político no recrutamento dos juízes brasileiros, de Deodoro a FHC
Autor: Hugo Cavalcanti melo Filho
Editora: Canal 6
A obra examina os critérios de escolha de magistrados adotados no Brasil para concluir que ensejam ampla e indesejável interferência  política, que ameaça a independencia judicial e, em última análise, o próprio  estado democrático de direito. 

O futuro te espera
Autor: Gustavo Tadeu Alkmim
Editora: 7Letras
O ex-presidente da Anamatra explica sua obra. “São contos, apenas contos, de um cara ousado que se propõe a escrever coisas do cotidiano, e ser chamado escritor”, disse.

As plataformas digitais e o Direito do Trabalho: como entender a tecnologia e proteger as relações de trabalho no Século XXI
Autores: Murilo Carvalho Sampaio Oliveira e Rodrigo de Lacerda Carelli
Editora: Dialética
O livro, estruturado em forma de perguntas que pretende logo em seguida responder, apresenta um conjunto de reflexões críticas sobre o debate da tecnologia e do trabalho em plataformas digitais como algo já do presente no mundo do trabalho e não como uma perspectiva distante e futura.


Representação judicial do trabalho análogo ao de escravo: compreendendo a construção da jurisprudência através da linguagem
Autora: Daniela Valle da Rocha Muller
Editora: Lumen Juris
A impunidade dos que exploram o trabalho em condições análogas a de escravo ainda é uma realidade. Isso decorre, em parte, da jurisprudência que restringe a configuração do delito aos casos onde há restrição de liberdade. Diante disso, a obra busca compreender, mediante a linguagem, como o conceito desse ilícito produz sentido no meio judicial, dando sustentação e sentido a uma jurisprudência que desafia a hermenêutica jurídica tradicional.


Justiça do Trabalho na Era Digital: a transparência como caminho para prática judiciais responsáveis
Autora: Odete Grasselli
Editora: Dialética
A tese investiga a transparência como impulso a práticas judiciais responsáveis no âmbito da Justiça do Trabalho: uma análise teórico-institucional, assentando-se em três eixos: Justiça do Trabalho, conceito de transparência e responsabilidade do julgador. Assim, procuram-se os caminhos que, na Justiça do Trabalho, efetivam a transparência como elemento capaz de promover práticas judiciais responsáveis, conjugando qualidade com eficiência – julgar bem de modo célere –, com especial apoio das novas tecnologias.


Curso de Direito Constitucional do Trabalho
Autoras: Sílvia Teixeira do Vale e Rosângela Dias de Lacerda
Editora: LTR
Apresenta conteúdos relevantes para o direito do trabalho, sob a perspectiva constitucional, trazendo todos os elementos de argumentação e teorias reunidos em um único volume. Em vez de muitas obras esparsas, artigos científicos, dissertações e teses, o público poderá ter acesso ao estudo aprofundado e abrangente de temas atuais, no âmbito do direito constitucional do trabalho, de maneira sistematizada.

 

"Justiça em Corpos: Pesquisas em Psicodinâmica do Trabalho no Poder Judiciário"
Coordenador: Leonardo Vieira Wandelli et al.
Autores: Christophe Dejours et al.
A obra reúne relatos de duas pesquisas realizadas em Psicodinâmica do Trabalho na magistratura brasileira, além de dois textos sobre a mesma temática. O livro apresenta um balanço dos resultados das duas pesquisas e projetam a análise para os reflexos dos impactos na magistratura sobre a democracia e o Estado de Direito. Além disso, o fundador da Psicodinâmica do Trabalho, Christophe Dejours, analisa os processos de transformação gestionária do trabalho da magistratura a partir de um caso de suicídio de magistrado ocorrido na França.


O Conselho Nacional de Justiça e o Direito Processual: administração judiciária, boas práticas e competência normativa
Autores: Fredie Didier Jr. e Leandro Fernandez
Editora: JusPodivm
Discute a importância do Conselho Nacional de Justiça para o desenvolvimento de boas práticas na administração judiciária, na esteira de outros notáveis estudos dos autores, procura romper o sono dogmático que caracteriza o direito processual e, sem abandonar o rigor analítico e classificatório do labor doutrinário, conduz o leitor à realidade empiricamente verificável do processo no século XXI.

 

Manual Estratégico de Recuperação Judicial: Impactos no Direito e no Processo do Trabalho - Teoria e Prática
Autores: Ulisses de Miranda Taveira e Vinícius de Miranda Taveira
Editora: Verso Reverso
Uma abordagem teórica e prática dos impactos da Lei de Recuperação Judicial, alterada pela Lei n º 14.112/20, no Direito e no Processo do Trabalho, analisando-se os principais institutos da Lei 11.101/05, especialmente o conceito de recuperação judicial e extrajudicial, créditos concursais e extraconcursais, "stay period", plano de recuperação judicial, assembleia geral de credores, administrador judicial e deságio dos créditos concursais, demonstrando a relevância de cada um dos assuntos e como eles se interrelacionam com a efetividade da execução.

 

Direito do Trabalho - Curso de Discurso
Autor: Ministro Augusto César Leite de Carvalho
Editora: Venturoli
Atual, a obra incorpora não apenas as mudanças significativas ocorridas nas leis trabalhistas, sobretudo a partir de 2017, mas também a doutrina e a jurisprudência que vêm se construindo acerca dessas novas regras. Há, ainda, uma atenção especial à contribuição do Direito do Trabalho na prevenção ou resolução de conflitos relacionados às novas formas tecnológicas de se organizar, dirigir e prestar o trabalho, incluído o labor gerido por inteligência artificial e seus algoritmos.

 

Entre o Tripalium e a revolução 4.0: saúde e segurança no trabalho
Organizadores: Ana Maria Aparecida de Freitas, Fábio André de Farias, Laura Pedrosa Caldas
Editora: RTM
Trata-se de um registro da inquietação dos pesquisadores, pensadores e juristas que acompanham o mundo do trabalho em movimento, suas rápidas transformações e as intensas repercussões no bem-estar e na saúde dos trabalhadores.

Diálogos das Convenções Internacionais do Trabalho com a Lei 13.467/2017. Estudos em homenagens a Ministra Delaide Miranda Arantes
Organizadores: Benizete Ramos Medeiros e Rubens Soares Vellinho.
Editora: RTM
O livro apresenta uma estrutura tripartite de reflexões juslaboralistas da legislação aprovada que alterou o mundo do trabalho, tendo como base a Constituição Federal e as Convenções Internacionais das quais o Brasil é signatário, norteando o leitor a uma metodologia de estudos abrangente que não se limita a uma análise simplista do texto legislativo, mas que interage com regras nacionais e internacionais, na construção e interpretação normativas.

O Conamat

Promovido pela Associação Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o 20º Conamat foi aberto na quarta (27) e segue até o sábado (30), em Porto de Galinhas, município de Ipojuca (PE), com a participação de mais de 400 integrantes da magistratura do trabalho de todo o Brasil. Os painéis, debates e conferências contam também com professores, jornalistas, pesquisadores, advogados e procuradores ligados às áreas do direito do trabalho e de direitos humanos brasileiros e estrangeiros.

O 20º Conamat é realizado em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra 6), que congrega juízes da área trabalhista de todo o Estado de Pernambuco.

Confira a programação o site do Conamat - https://www.anamatra.org.br/conamat/programacao-conamat

Assista tudo na íntegra via Youtube - https://www.youtube.com/user/tvanamatra/playlists

As fotos do 20º Conamat estão disponíveis no Flickr - https://www.flickr.com/photos/anamatra/albums

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra
Utilizamos cookies para funções específicas

Armazenamos cookies temporariamente com dados técnicos para garantir uma boa experiência de navegação. Nesse processo, nenhuma informação pessoal é armazenada sem seu consenso. Caso rejeite a gravação destes cookies, algumas funcionalidades poderão deixar de funcionar.