Turma da Mônica: presidente da Anamatra destaca importância da aproximação do Judiciário com a sociedade

Fotos: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Solenidade marca lançamento de campanha do STF, em parceria com a Anamatra, AMB e Ajufe

Aproximar a Justiça do cidadão e explicar melhor o funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro, combatendo também a desinformação. Esse é o objetivo da campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”, lançada nesta quarta (16/3), uma parceria do Supremo Tribunal Federal (STF), com os estúdios Maurício de Sousa, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), a Ajufe (Associação dos Juízes Federais) e a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

Em sua fala no evento, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, destacou a importância da iniciativa no contexto atual, em razão de posições extremadas que, ao contrário de exercer a liberdade de expressão e a crítica construtiva, vem atentando contra a credibilidade das instituições da Justiça brasileira, em especial da Suprema Corte. “O objetivo do trabalho é a mensagem de que cada cidadão tem responsabilidade para com um ambiente saudável, sem disseminação de desinformação, de ódio e sem o repasse de notícias sobre nossas instituições que não correspondam à realidade”.

Presente à cerimônia, o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, ressaltou a relevância da atuação do STF, na pessoa do ministro Luiz Fux, em variados aspectos. “A iniciativa lançada hoje é um exemplo da importância da comunicação e da aproximação do Poder Judiciário com a sociedade”, disse.

Colussi destacou, ainda, o esforço de parceria e solidariedade entre as associações de magistrados com o STF, reafirmado e reforçado com o lançamento da campanha. “Os objetivos são claros: mostrar a importância do Poder Judiciário, do STF, das juízas e juízes em nossas vidas, na vida das pessoas e do cidadão brasileiro”.

Especificamente em relação à Justiça do Trabalho, o presidente da Anamatra mencionou, a campanha possibilita esclarecer à sociedade sobre o trabalho desse ramo do Judiciário na solução dos conflitos trabalhistas e sobre os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores previstos na Constituição e na CLT.  O presidente também apontou a abordagem feita pela campanha em relação à defesa da Constituição e do trabalho do Supremo, como o seu guardião. “Em um Estado Democrático de Direito, o Judiciário é o principal dos poderes, na medida em que é ele que defende e protege o cidadão”, disse.  

Também participaram do evento, pela Anamatra, a diretora de Comunicação, Patrícia Sant’Anna, o diretor de Assuntos Legislativos, Valter Pugliesi, e a juíza Dayna Lannes Andrade, do Conselho Fiscal. O presidente da Amatra 10 (DF e TO), Cristiano Abreu e Lima, e o juiz João Otávio de Carvalho, da 10ª Região), também estiveram presentes.

Em vídeo exibido durante o lançamento, Mauricio de Sousa afirmou que os personagens da Turma da Mônica ajudarão as crianças - e até os adultos - a compreenderem melhor seus direitos. "Informar como funciona a Justiça no Brasil, de um jeito simples, ajuda a formar cidadãos os cientes dos seus direitos fundamentais. É assim que construímos uma sociedade mais justa e fraterna”.

Sobre a campanha - A campanha reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais.  Os vídeos foram exibidos durante a cerimônia, entre eles animação sobre a Justiça do Trabalho. 

A revista, que teve 450 mil exemplares impressos - além da versão digital -, fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. Aborda, ainda,  temas relevantes da atualidade, como a importância de não repassar informações de fontes desconhecidas ou das quais não se tenha certeza.

Já os quatro vídeos, de cerca de 30 segundos cada, tratam do papel do STF e da confiança na Justiça. O vídeo sobre a Justiça do Trabalho tem o enfoque no direito do cidadão de recorrer por verbas trabalhistas; o da Justiça Federal fala sobre os direitos previdenciários; e o vídeo da Justiça Estadual tem foco no direito do consumidor.

As tirinhas, que serão publicadas nas redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.

O conteúdo da campanha foi distribuído às secretarias municipais de ensino de todo o país para que seja trabalhado durante o ano escolar no Ensino Fundamental. O tribunal também pedirá a todas as emissoras de televisão apoio para exibição dos vídeos de forma gratuita durante a programação no período de três meses.

Clique aqui e confira o material da campanha



* Com informações do STF

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