Combate à corrupção: Anamatra participa de reunião do MCCE

Juiz Valter Pugliesi, integrante do Conselho Fiscal, representou a entidade

O juiz do Trabalho, Valter Pugliesi, integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), participou, nesta quarta (16/10), de reunião do Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)

Na ocasião, discutiu-se a reestruturação dos comitês e a elaboração de projetos a serem desenvolvidos pelo MCCE, tendo como principal objetivo o combate à desinformação (Fake News) nas Eleições de 2020. Nesse sentido, os presentes também debateram sobre as regras eleitorais (Lei 13.877, de 2019).

O evento “Democracia Digital - eleições 2020”, que será realizado em Rondônia, Pará e Amazonas no próximo dia 31 de outubro, em Vitória (ES), também compôs a pauta do encontro. O objetivo da ação é construir nos estados redes de articulação e mobilização com a participação de públicos estratégicos. As atividades do programa seguirão até o início da campanha eleitoral do próximo ano.

Por fim, tratou-se das atividades realizadas pelo MCCE em apoio à Campanha Unidos Contra a Corrupção, que tem o objetivo de se tornar a maior campanha de mobilização cidadã contra a corrupção no país, para que as Novas Medidas possam ser referência sobre o tema no debate eleitoral e que cheguem ao Congresso Nacional como pauta prioritária. Clique aqui e saiba mais sobre a campanha.

Sobre o MCCE - O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é o movimento social que promoveu importantes mudanças na legislação eleitoral brasileira com a mobilização social que originou a primeira lei de iniciativa popular do País, a Lei n. 9.840/99 que criminalizou a prática de compra e venda de votos. Também são responsáveis pela conquista da Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de quem tenha sofrido condenações criminais em âmbito colegiado. Mais de 3 milhões de brasileiros assinaram esses projetos que viraram leis.