Anamatra e Unicef firmam parceria em prol de crianças e adolescentes das regiões da Amazônia legal e do semiárido brasileiro

©UNICEF/BRZ/João Laet

Regiões serão beneficiadas com o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) firmaram protocolo de intenções com o objetivo de apoiar os municípios das regiões da Amazônia legal e do semiárido brasileiro na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O protocolo prevê a implantação do Programa "Trabalho, Justiça e Cidadania", iniciativa da Anamatra (saiba mais sobre o Programa aqui), nas respectivas regiões, com a participação direta de juízes do Trabalho e apoio das Amatras e do Unicef. O Programa TJC também será divulgado pelo próprio Fundo das Nações Unidas para a Infância, nos eventos de capacitação do “Selo Unicef”, que certifica municípios que atingem resultados sistêmicos decorrentes de ações de validação do Fundo (saiba mais sobre o Selo aqui).

“A parceria da Anamatra com o Unicef mostra a relevância da entidade nacional da Magistratura do Trabalho e a importância que as suas atividades têm alçado na esfera internacional. O convênio em testilha fecha, com chave de ouro, o ano de 2018, e abre horizontes extremamente promissores para 2018”, comemora o presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano.

Para a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Luciana Conforti, a parceria representa um grande reconhecimento ao TJC, pela excelência e notoriedade que o Programa alcançou desde que foi implantado em 2004. “A expectativa é a melhor possível quanto à parceria, de continuarmos contribuindo para o esclarecimento de direitos à população e estabelecendo uma maior aproximação entre sociedade e os magistrados do Trabalho”, afirma.

O presidente da Amatra 11 (AM e RR), Mauro Augusto Braga, que foi fundamental para o êxito das tratativas que culminaram na parceria, a expectativa também é muito positiva. “A cidadania, através da educação, será o grande legado entregue aos irmãos da nossa Amazônia, através da parceria da Anamatra com o Unicef. É uma alegria poder fazer parte dessa história”, declarou.

Sobre o Unicef - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) é órgão da ONU responsável por apoiar os países na implementação da Convenção Sobre os Direitos da Criança. No Brasil, atua promovendo os direitos da infância com os gestores de políticas públicas, organizações da sociedade civil e com o setor privado.

Por meio da iniciativa “Selo Unicef”, certifica municípios que atingem resultados sistêmicos decorrentes de ações de validação. Os resultados sistêmicos são subdivididos em esperados e obrigatórios, além de serem agrupados em quatro grandes objetivos: (1) garantir políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; (2) garantir políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes vulneráveis; (3 ) prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência; e (4) promover o engajamento e participação dos cidadãos.

O programa TJC atuará especialmente nesse quarto grande objetivo.

Clique aqui e confira a íntegra do protocolo.

20180625. unicef

Os presidentes da Anamatra e da Amatra 11  receberam, no dia 23 de junho, na sede da Anamatra, o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef, Mário Volpi, para tratar da parceria