Anamatra conhece funcionalidades do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho

Plataforma digital foi desenvolvida pelo MPT em parceria com a OIT

A desembargadora Silvana Abramo, secretária-geral da Anamatra, participa nesta sexta-feira (23/6), na Faculdade de Saúde Pública da USP, do 58º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho, no qual a Anamatra tem assento. O evento tem como objetivo apresentar aos usuários as funcionalidades do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho

Na avaliação da magistrada, a iniciativa é inédita e de importância fundamental. “O uso de ferramentas livres, que fazem cruzamento de dados de dados governamentais da Previdência Social e Receita Federal a respeito de acidentes do trabalho e doenças, certamente será de grande utilidade para a atividade jurisdicional. O mesmo se diga sobre os dados do observatório digital do trabalho escravo”, afirma Abramo.

Sobre o Observatório - O Observatório é uma plataforma digital, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho em convênio com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em projeto denominado smartlab, A plataforma tem o seguinte endereço https://observatoriosst.mpt.mp.br/

O plataforma traz dados georreferenciados de frequência de casos de CATs de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, gastos previdenciários acumulados e dias de trabalho perdidos. Os dados já disponibilizados revelam, por exemplo, que entre 2012 e 2016, os trabalhadores brasileiros perderam mais de 254 milhões de dias de trabalho devido a acidentes e doenças ocupacionais, enquanto cerca de R$ 20 bilhões foram gastos com benefícios acidentários (auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente - sequelas).

A ferramenta foi desenhada e vem sendo desenvolvida de forma a ser um dispositivo amigável ao usuário de modo que esse possa extrair informações e fazer cruzamentos de seu interesse levando em conta localização, setor, função, sexo, idade, tipo de agravo, custo, etc.

Trabalho escravo - Também foi lançado recentemente o Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil, que reúne, de forma inédita e integrada, o conteúdo de diversos bancos de dados e relatórios governamentais que são atualizados constantemente. Clique aqui e conheça a ferramenta.