Críticas à precarização de direitos trabalhistas marcam lançamento da Agenda da Anamatra 2017

Parlamentares e magistrados condenaram a aprovação do PL nº 4302/98 (terceirização) e as reformas em curso

As críticas sobre as reformas trabalhista PL 6787/16) e previdenciária (PEC 287/16), bem como a terceirização irrestrita (PL 4302/98 aprovado pela Câmara), marcaram o lançamento da décima primeira edição da Agenda Político-Institucional 2017 da Anamatra. A solenidade contou com a participação de magistrados, parlamentares, e representantes dos demais Poderes e da sociedade civil. Nesta edição a Anamatra dirigiu especial atenção para diversas proposições legislativas que representam retrocesso e ameaça aos direitos sociais.

Em seu discurso, o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, lembrou das críticas que a Magistratura vem sofrendo no Parlamento, reforçando o papel institucional da entidade junto ao Congresso para viabilizar e debater os projetos que fazem parte da publicação. “Acompanhamos projetos que não são apenas demandas da Magistratura, mas também temas do Direito do Trabalho, da cidadania, projetos que negam o desmonte do Estado. Nós fazemos isso com a perspectiva e expectativa de que há nesta Casa sensibilidade para compreender que o país não pode, de forma alguma, fazer um processo constituinte lateral para desmontar o processo de bem-estar social construído em 1988”. Siqueira também reforçou que o conteúdo institucional da Agenda faz parte de um conjunto de deliberações da Associação. “É a voz da Magistratura do Trabalho. Não queremos que seja a única voz, mas queremos ser ouvidos. É um conjunto de ideias da Magistratura que respeita muito esse Parlamento, mas que acha que deve e tem sido respeitada por esse mesmo Parlamento”.

O líder da minoria, deputado José Guimarães (PT/CE), exaltou o trabalho da Anamatra no Parlamento, elogiando sua atuação especialmente no momento atual de reformas que podem piorar ainda mais a vida do trabalhador. “Se tem uma entidade que nesta Casa dialoga de forma civilizada é a Anamatra. E tem prestígio porque é uma instituição respeitada aqui dentro. O momento é tão grave, e o que está em jogo é o 'partido' social criado pela Constituição de 1988 e nós precisamos reagir, entendendo o Direito do Trabalho como um direito social”, disse, conclamando todos à mobilização, pois este é “o período da mais brutal desregulamentação dos direitos sociais no Brasil”.

O senador Paulo Rocha (PT/PA) citou um dos projetos abordados na Agenda, de sua autoria, já aprovado no Senado, que trata da criminalização do trabalho infantil. "Ainda hoje cerca de 7 milhões e 600 crianças são contratadas para fazer trabalho de adultos", lembrou. O parlamentar também falou do momento de retrocesso pelo qual passa o Brasil e do longo caminho que o país atravessou para atingir a democracia e avanços econômicos, políticos e sociais. "Conquistas e avanços seculares não podem ser derrubadoss por projetos, pois foram produto do diálogo com a sociedade organizada. Nós, parlamentares, temos que clamar essa interação, articulação e mobilização da sociedade organizada para pressionar o Congresso para dialogar, para que não tenha retrocessos um país que estava em caminho de avançar", conclamou. 

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Ricardo Veloso, falou em nome das demais associações presentes (ANPT, ANPR, Conamp e Anfip), destacando a parceria da Anamatra nos embates no Parlamento, e criticou o vai e vem da política que interfere nas medidas que são tomadas em relação do Judiciário, aos servidores e os trabalhadores em geral. "Aproveita-se um Governo para aprovar uma terceirização, que na minha opinião é uma mitigação das cláusulas pétreas fixadas na Constituição. Nós temos lutado bravamente contra as medidas de enfraquecimento da Magistratura. Na reforma da Previdência, a Frentas tomou à frente da denúncia contra os efeitos nocivos da reforma e ‘se ampliou’ com entidades que se aliaram conosco, e o resultado foi o enfraquecimento da proposta do Governo. Evidente que a Anamatra tem sido essa parceira nessa luta e a Ajufe estará sempre ao lado dela, pois defendemos um Judiciário no qual seus juízes tenham independência para julgar", disse. 

O diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra, Luiz Colussi, encerrou a solenidade de lançamento da Agenda, reforçando as palavras do presidente. “O presidente Germano falou muito bem sobre aquilo que nós somos, pensamos e queremos e isso está aqui na nossa Agenda. Agradeço a todas as diretorias da Anamatra e todas as áreas da entidade que contribuíram para que esse belo trabalho pudesse estar aqui. Encerro dizendo que o diálogo é fundamental e é isso que nós fazemos aqui dentro do Congresso. Nós levamos ao Parlamento aquilo que somos, pensamos e gostaríamos que acontecesse", disse. 

 

Confira abaixo os depoimentos dos parlamentares que participaram do lançamento da Agenda Político-Institucional da Anamatra 2017:

 

“Temos visto o quanto a Justiça do Trabalho tem sido atacada no debate da reforma trabalhista, se tornando quase a questão principal da reforma. Esse lançamento tem esse conteúdo de enfrentar esse debate. É preciso que a gente movimente a sociedade. A democracia só será consolidada se tivermos um Estado forte e para isso a Justiça do Trabalho tem o papel importante não só de mediar <conflitos>, mas de proteger o mais fraco”.   (Deputado Assis Melo - PCdoB/RS)

“Acho muito importante a Anamatra apresentar sua agenda ao Congresso Nacional, pois estamos vivendo momentos difíceis no país, de  ataques sucessivos a direitos e garantias conquistados durante 70 anos, desde antes da CLT, que foi um marco importante. Nunca em uma quadra tão curta da história desse país tem se proposto desmontar o que se construiu ao longo de 100 anos na construção do Direito do Trabalho no Brasil. O projeto da terceirização que foi aprovado é uma minirreforma trabalhista que atenta profundamente contra o Direito do Trabalho, ao contrário do que se diz. É um instrumento de precarização e é prejudicial não só para as relações de trabalho, mas também para a Previdência. A reforma da Previdência, a reforma trabalhista, a terceirização, a PEC 55 (gastos públicos) fazem de um grande pacote para estabelecer uma agenda neoliberalista, fazendo um Brasil para 30 milhões e não para 200 milhões de pessoas. A Justiça do Trabalho é uma das salvaguardas para construir um Brasil para a maioria e não tenho dúvida nenhuma que se esse projeto <terceirização> for sancionado a Justiça do Trabalho terá muita demanda, já que é o último recurso que o trabalhador tem. A agenda é importante, é uma orientadora para nossa atuação parlamentar, uma contribuição da Magistratura do Trabalho para que a gente possa proteger e construir um Brasil igual e solidário para todos. (Deputado Nelson Pelegrino - PT/BA)

“Entendo que o nosso contraponto necessário <às reformas> exige de todos o debate dos fundamentos de toda uma legislação protetiva, que regula muito mais do que o conjunto social capital e o trabalho e que é essencial para vida econômica, social e política do país. Nós que defendemos o Estado Democrático de Direito temos de compreender que vivemos um momento em que a maioria dominante vem impondo um conjunto de propostas que precarizam direitos”. (Deputado Afonso Mota - PDT/RS)

“Parabéns à Anamatra pelo conteúdo <da Agenda>. Trabalhamos muito com rotulagem, mas o conteúdo de vocês é sério, é em favor do trabalhador brasileiro, do Brasil, das famílias brasileiras, em nosso favor”. (Lincoln Portela - PRB/MG)

“O momento é de desconstrução da CLT, dos direitos trabalhistas, da precarização do trabalho, para beneficiar os grandes grupos econômicos e o capital financeiro. O Governo não tem legitimidade para mudar algo que foi fruto de uma Constituinte. Essas mudanças inconstitucionais, pois a Constituição não permite o retrocesso do ponto de vista dos direitos. Nós vamos lutar sem descanso para impedir esse retrocesso que ocorre aqui no Congresso. Aqui há um discurso contra a Justiça do Trabalho e o Direito do Trabalho. A sociedade precisa se levantar.  E quero estar de braços dados com a Justiça do Trabalho para impedir esse retrocesso. Nós temos de fortalecer a Justiça do Trabalho,  gerar empregos”. (Deputado Paulo Teixeira – PT/SP)

“Na condição de coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trabalhador, quero agradecer a Anamatra por estar presente em todas as audiências públicas nas quais debatemos projetos tão preocupantes para o Brasil". (Deputado Vicentinho - PT/SP)

“O direito é o chão necessário para que a democracia venha a se consolidar, por isso essa relação é fundamental.  Cada conquista e cada direito têm uma concretude muito grande e uma história. E a nossa humanidade a gente reconhece na nossa historicidade, na nossa capacidade de sermos sujeitos e na liberdade. São elementos para que nós nos reconheçamos. E a nossa história aponta que tudo aquilo que está assegurado na Constituição e na CLT foram tecidas com muita dor, enfrentamento e luta. Nós enfrentamos um período dramático e traumático da história do Brasil. Nós temos de reagir a essa tentativa de tratar os trabalhadores brasileiros como oferta a um mercado”. (Deputada Erika Kokay - PT/DF)

"Quero agradecer a todos vocês a entrega dessa Agenda e firmar o compromisso de cumprir várias metas estabelecidas aqui. Se há unanimidade entre os brasileiros é que a forma como as condições de trabalho estão colocadas não estão satisfatórias. E nisso está se provocando a discussão dessa reforma trabalhista. Sou membro dessa importante comissão e posso dizer, também como membro da comissão da reforma Previdência, que os holofotes estão todos nessa reforma da Previdência.  Mas é necessário que o Brasil escute, que acompanhe e faça sugestões na reforma trabalhista. Coloco-me à disposição da Anamatra e digo que o Parlamento é o local que fazemos aquilo que o brasileiro deseja, os costumes, a nossa cultura; mas só é possível com a ajuda de todos vocês". (Deputada Raquel Muniz - PSD/MG)

"A presença e a participação da Anamatra nas comissões das reformas e no debate da terceirização é sempre uma presença de debater a qualidade das modificações propostas sob a ótica do trabalhador que vai ser afetado com essas mudanças; não sob a ótica dos interesses de juízes ou desembargadores do Trabalho. E isso precisa ser registrado. É essa contribuição que posso dar aqui. Na semana passada participei de um evento na Amatra 1 (RJ) sobre reforma trabalhista. E fiquei feliz ao sair de lá ao perceber que os juízes já deixaram claro que vão interpretar a lei a ser sancionada <terceirização> não de acordo com a interpretação dada pelos jornais, mas de acordo com o que está escrito na lei, entendendo que ela se trata de um serviço temporário. Quem conhece a Justiça do Trabalho sabe que essas reformas só vão piorar e aumentar a demanda. E não podemos aceitar a retirada de direitos, mas sim propostas que façam do país um lugar mais humano e mais fraterno". (Deputado Alessandro Molon – Rede/RJ)

“Vim receber a Agenda como quem vem receber um manual de trabalho, porque a Anamatra tem sido uma entidade que orienta, que sugere, que opina e que luta não só em defesa dos direitos da Magistratura do Trabalho, mas de todo o Judiciário; sendo também parceira de todas as lutas sociais que temos desempenhado aqui no Congresso”. (Deputada Alice Portugal  - PCdoB/BA)

 

Clique aqui e confira as fotos no Flick da Anamatra.

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra
Utilizamos cookies para funções específicas

Armazenamos cookies temporariamente com dados técnicos para garantir uma boa experiência de navegação. Nesse processo, nenhuma informação pessoal é armazenada sem seu consenso. Caso rejeite a gravação destes cookies, algumas funcionalidades poderão deixar de funcionar.