TJC: Amatra 6 (PE) capacita professores

Iniciativa da Anamatra beneficiará seis escolas em Pernambuco este ano

A Amatra 6 (PE) deu a largada para o início das atividades da 11ª edição do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra coordenada pela entidade no estado de Pernambuco. Entre os dias 3 e 5 de maio, a Amatra promoveu, em sua sede no Recife (PE), a capacitação de professores da rede municipal de ensino para atuarem como replicadores da iniciativa ao longo do ano letivo de 2016.

O evento foi aberto oficialmente com palestra do presidente da Amatra 6, André Machado, que falou aos professores sobre  fundamentos do estado moderno e do constitucionalismo. Durante os debates, foram avaliados cenários políticos e direitos humanos. Machado destacou os efeitos multiplicadores do Programa, que leva cidadania a jovens estudantes, com a grande relevância do papel crítico dos professores, que têm a missão de disseminar o conceito do trabalho decente na sociedade moderna.

Nos dias seguintes, houve palestras do juiz Abner Apolinário; do promotor de justiça André Felipe Menezes, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE); e do juiz do Trabalho Hugo Melo Filho. Os encontros versaram sobre temas como a importância do Direito Ambiental na vida em sociedade e noções básicas de Direito do Trabalho, pontuando desde princípios essenciais da legislação trabalhista, como férias, remuneração, hora extra e jornada de trabalho, até análises do cenário atual da Justiça do Trabalho e do comportamento do empresariado brasileiro.

Ao término da capacitação, os professores participantes receberam certificado, bem como os palestrantes, que levaram ainda um kit com a Cartilha do Trabalhador Em Quadrinhos, além de livro e DVD que contam a trajetória do Programa em seus 10 anos de atuação nacional. "Essa capacitação é fundamental pois os professores atuarão como replicadores dos conteúdos durante o ano, preparando os estudantes para as visitas dos juízes", explica a juíza Carmen Richlin, coordenadora do TJC em Pernambuco.

O TJC percorrerá, em 2016, seis escolas públicas em Pernambuco que, pela primeira vez, participam da iniciativa. As instituições de ensino serão visitadas entre os meses de junho e setembro, para tira-dúvidas com os magistrados e apresentações culturais sobre o tema deste ano, “Uma ação de solidariedade para uma vida sustentável com Educação, Trabalho, Justiça e Cidadania”. O encerramento do Programa a nível regional está marcado para outubro.

* Com informações foto Ascom/Amatra 6 (PE)

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Anamatra