Ato no Rio de Janeiro repudia cortes no orçamento da Justiça do Trabalho

Movimento foi promovido pela Amatra 1 (RJ) e entidades de servidores e advogados

A Amatra 1 (RJ), juntamente com entidades de servidores e advogados do Rio de Janeiro, promoveu, nesta quarta-feira (11/5), no Fórum de Lavradio, na capital fluminense, ato público em defesa da valorização da Justiça do Trabalho e contra os cortes orçamentários a esse ramo da Justiça, que atingiu 37% das verbas de custeio e 90% de investimento. A redução vem comprometendo o funcionamento de diversos tribunais no país.

O evento reuniu diversos magistrados, servidores, advogados e membros da sociedade civil. A diretora de Comunicação da Anamatra e juíza do Trabalho no Rio de Janeiro, Áurea Sampaio, representou a entidade no ato. Em sua intervenção, a magistrada lembrou que o tema é tratado de forma prioritária pela Anamatra, que atuou no Congresso contra os cortes. “Foi uma tentativa clara do relator de retirar recursos para enfraquecer a Justiça do Trabalho. Estamos aqui para nos unir, pois todos seremos atingidos, magistrados, servidores e jurisdicionados”, alertou.

A diretora lembrou que a constitucionalidade dos cortes é questionada pela Anamatra na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5468, que está sob a relatoria do ministro Luiz Fux. “Na ação demonstramos que o corte foi inconstitucional. Uma das justificativas absurdas utilizadas pelo relator do Orçamento foi a de que a Justiça do Trabalho é eficiente e defende os direitos sociais”, disse. A magistrada também lembrou a campanha “A Justiça do Trabalho é eficiente e deve continuar assim”, lançada pela entidade a partir campanha regional encabeçada pela Amatra 8 (Belém/PA).

* Com informações e foto Ascom/Amatra 1 (RJ)

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Anamatra