Música e poesia marcam lançamento do TJC no Espírito Santo

Evento aconteceu no último dia 12 de agosto, no TRT-ES

Música, poesia e discursos emocionados marcaram o lançamento do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na última sexta-feira (12/8), no plenário do TRT-ES, que ficou lotado. Estavam presentes autoridades; magistrados e servidores do Tribunal; alunos, pais e professores da Escola Municipal Maria José Costa Moraes; representantes da Secretaria de Educação de Vitória e da ArcelorMittal, patrocinadora do projeto.

Logo na abertura, o coral infantil formado por alunos do turno vespertino do colégio encantou a plateia. Afinadas, as crianças apresentaram duas canções: “Speranza” e a “Música da escola”, composta por um professor.

A Escola Maria José Costa Moraes, na região de São Pedro, foi escolhida para receber o projeto devido à qualidade de seus alunos e professores. “Eles conhecem profundamente a realidade dos nossos alunos e sabem a importância e a satisfação de fazermos parte deste projeto, de abraçá-lo, pois é por meio dele que poderemos almejar um ideal diferente”, explicou o diretor da escola, Lourival Raach. A supervisora do programa Trabalho, Justiça e Cidadania no Espírito Santo, juíza Ana Paula Rodrigues Luz Faria, vice-presidente da Amatra, também destacou o compromisso dos professores para levar adiante o projeto. “Novas perspectivas se abrem a partir do conhecimento”, disse a magistrada.

O prefeito de Vitória e a secretária municipal de educação elogiaram a parceria com a Justiça do Trabalho. Segundo a professora doutora Vânia Carvalho de Araújo, a “afirmação do direito à cidadania e à Justiça” tem um significado muito grande. O prefeito João Coser ressaltou a importância da iniciativa do TRT-ES e da Amatra para a formação da cidadania. “Este momento é inédito”, acrescentou.

A educação como instrumento de mudança foi tema do discurso da presidente do TRT-ES, desembargadora Claudia Cardoso de Souza. “Queremos sensibilizar pais, professores e alunos, e que essa transmissão do conhecimento se torne uma bola de neve”, disse a desembargadora.

Ao final da solenidade, a desembargadora aposentada do TRT-ES e uma das supervisoras do projeto, Maria Francisca dos Santos Lacerda, prestou uma homenagem aos alunos da escola, declamando um poema de sua autoria, Vai e vence, menino, que termina com os seguintes versos:

“Sorrio feliz contigo.

O canudo na mão.