Programa TJC, iniciado no RS, é iniciativa da Associação Nacional das Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra)
Alunos das séries finais do Ensino Fundamental do Centro Municipal de Educação (CME) Ayrton Senna, de Sapiranga, no Vale do Sinos, participaram nesta terça-feira de uma atividade diferenciada, visitando as dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), em Porto Alegre, conhecendo o funcionamento da Escola Judicial da Justiça do Trabalho e participando de audiências e da sessão do Pleno.
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa da Associação Nacional das Magistradas e Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), existente há mais de 20 anos e iniciado no Rio Grande do Sul, com objetivo de demonstrar o funcionamento do Judiciário aos estudantes e promover a cidadania.
"Dentro desta proposta, procuramos trazer os alunos para uma visita ao Tribunal e às Varas do Trabalho, porque é uma forma de os acolhermos e de quebrarmos esta distância que há entre o juiz e o jurisdicionado. Aqui, eles conhecem plenamente seus direitos", disse a coordenadora Regional do TJC na Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), Aline Doral Stefani Fagundes.
Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha Visita dos alunos do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à sede da Justiça do Trabalho em Porto Alegre Camila Cunha
"Também planta neles o sonho de muitas profissões. É engano pensar que somente há juízes e servidores da área judiciária aqui, como também arquitetos, gestores de pessoas, jornalistas, entre outros". Nesta terça, 36 estudantes participaram da visita, acompanhados por representantes do escritório local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e professores.
A diretora da escola, Luisa Regina Haag, disse que a iniciativa faz os alunos quererem conhecer mais sobre as práticas jurídicas. "Começamos trabalhando no colégio a questão dos seus direitos. e o trabalho da Amatra em visitar nossa escola foi muito importante para isto. Eles se sentem cidadãos do local onde vivem", comentou ela. A aluna Emily Cardoso, 14 anos, do 8º ano, disse já ter interesse prévio pelo Direito, e ficou contente com a visita ao TRT4.
"Comentei com amigos de que aprenderíamos mais coisas do que sabíamos. As doutoras nos acolheram muito bem. Vejo essa iniciativa como muito importante, porque, se eu não sei minhas leis, não vou conseguir enxergar meu mundo", comentou a jovem. No Estado, o projeto é feito em diversas cidades, além de Porto Alegre, e abrange primariamente alunos do Ensino Fundamental e Médio.

