Com o tema "Justiça ambiental e o trabalho decente", o aluno da ETE Miguel Batista criou uma charge inspirada em figuras históricas e clássicas
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Com o tema "Justiça ambiental e o trabalho decente", o aluno da ETE Miguel Batista criou uma charge inspirada em figuras históricas e clássicas
e escute a matéria
Desde os quatro anos de idade, o estudante José Guilherme Pereira, hoje com 15, cultiva a paixão pelo desenho - um talento que se desenvolveu de forma natural e recentemente foi reconhecido em um concurso promovido pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), desenvolvida em Pernambuco pela Amatra VI.
Com o tema "Justiça ambiental e o trabalho decente", o jovem da Escola Tecnica Estadual (ETE) Miguel Batista contou que o personagem criado para o concurso, na categoria texto escrito/charge, foi inspirado em figuras históricas e personagens clássicos.
"Nunca fiz curso nem pensei em viver de desenho, mas é algo que sempre me acompanhou. Gosto de criar personagens e trabalhar o lado mais estético do desenho", explica. "O personagem que eu desenhei representa um empresário rico. Usei como base referências os aristocratas dos anos 1920, e também me inspirei em personagens como o Pinguim, do Batman, por isso ele tem o nariz grande e o jeito mais arrogante", detalhou.
A charge feita por José Guilherme também recebeu elogios do chargista do JC, Thiago Lucas, premiado nacional e internacionalmente.
"Que desenho fantástico! Adorei! A mensagem é muito contundente e atual, uma charge excelente. O uso da balança com elementos sobre ela transmite muito bem a ideia de desequilíbrio na questão trabalhista e na exploração ambiental. O estilo do desenho é muito bom, com cores e perspectivas que passam a sensação de gravidade que o tema pede", afirmou Thiago.
Reconhecimento que motiva
O aluno, que está no 1º ano do Ensino Médio na turma do curso técnico de Design de Interiores, afirmou que também pretende continuar participando de outros concursos. Ele contou que o apoio da família tem sido fundamental.
"Mesmo quando alguém dizia que arte não leva a nada, eles nunca me impediram. Pelo contrário, minha mãe até procurou um curso para eu aprender e ficar melhor. É o que eu mais amo fazer e, se eu conseguir viver disso um dia, vai ser uma vitória", disse.
Pelas regras do concurso, cada escola poderia ser premiada em no máximo duas categorias. Mesmo com a ETE Miguel Batista conquistado o 1º lugar em Vídeo Arte, com o trabalho "Perguntas que Conectam", e em Jogo Teatral, com o projeto "Vidas no Limite: A Sombra da Justiça e o Direito de Ser", a charge de José Guilherme se destacou e recebeu o 3º lugar como reconhecimento pelo talento e criatividade.
"Foi muito gratificante. Deu um trabalho danado juntar as ideias e fazer o desenho, mas meus amigos ficaram muito felizes por mim. Eu também fiquei. Acho que esse reconhecimento é o que mais vale", comemorou.

