Solenidade reuniu autoridades, ex-presidentes, fundadores e representantes da Magistratura do Trabalho para celebrar o cinquentenário da entidade
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) celebrou, nesta quarta (30/9), os 50 anos de sua fundação, durante solenidade realizada na sede da entidade, em Brasília (DF). O evento reuniu autoridades, dirigentes associativos, ex-presidentes, fundadores, representantes da Magistratura do Trabalho e parceiros que contribuíram para a história da Associação.
Fundada em 28 de setembro de 1976, a Anamatra representa atualmente cerca de 3.500 magistradas e magistrados do Trabalho, por meio de 24 associações regionais. Ao longo de cinco décadas, a entidade consolidou sua atuação na defesa das prerrogativas da Magistratura, no fortalecimento da Justiça do Trabalho e na promoção dos direitos sociais.
“Celebrar cinquenta anos da Anamatra é, antes de tudo, celebrar uma história de coragem, de compromisso e de construção coletiva. Mas celebrar cinquenta anos não significa apenas olhar para trás. Significa reconhecer que recebemos um legado e que todo legado traz consigo um dever: o dever de preservá-lo, mas também de aperfeiçoá-lo”, afirmou o presidente Valter Souza Pugliesi. Clique aqui para acessar a íntegra do discurso do presidente.
A solenidade teve início com a exibição do vídeo institucional comemorativo dos 50 anos da Anamatrai. Na sequência, foi descerrada a placa comemorativa dos 50 anos, que será instalada na entrada da sede da Associação. O ato contou com a participação do presidente da Anamatra e do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho. O ministro também recebeu uma placa em reconhecimento à sua atuação em defesa da Justiça do Trabalho e à contribuição para o movimento associativo, especialmente durante o exercício da Presidência do TST e do CSJT.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes também compareceu à solenidade.
A programação incluiu ainda a inauguração do novo painel comemorativo dos 50 anos, que reúne elementos da trajetória da entidade. A inauguração foi conduzida pelo presidente da Anamatra e pelo procurador-geral do Trabalho, Gláucio Araújo de Oliveira. O procurador-geral também foi homenageado com uma placa em reconhecimento à sua contribuição para a Justiça do Trabalho e à parceria institucional com a Anamatra.
Medalhas
A solenidade contou com a entrega da Medalha Comemorativa dos 50 anos da Anamatra a fundadores, magistrados e personalidades que contribuíram para a história da entidade e para o associativismo da Magistratura do Trabalho.
Entre os fundadores homenageados estiveram Carlos Alberto Godoy Ilha, Marilda Izique Chebabi, Sebastião Alves de Messias e Vicente José Malheiros da Fonseca. José Soares Filho recebeu homenagem póstuma, representado por seu filho, Rodrigo da Costa Soares.
A Anamatra também homenageou ministras e ministros do Tribunal Superior do Trabalho presentes à solenidade: Maurício Godinho Delgado, Kátia Magalhães Arruda, Augusto César Leite de Carvalho, Hugo Carlos Scheuermann, Cláudio Mascarenhas Brandão, Amaury Rodrigues Pinto Junior, Morgana de Almeida, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves e Margareth Rodrigues Costa.
O ex-presidente da Anamatra Guilherme Guimarães Feliciano, que esteve à frente da entidade no biênio 2017-2019, também recebeu a medalha. A homenagem não havia sido entregue durante a sessão solene realizada no Senado Federal, em razão de sua ausência naquela ocasião.
Dois ex-diretores também foram reconhecidos pela contribuição à realização de importantes eventos da Associação. Marco Antônio de Freitas recebeu a medalha por sua atuação na organização dos Congressos Nacionais dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamats), enquanto Luis Eduardo Couto de Casado Lima foi homenageado pelo trabalho na organização e realização dos Jogos Nacionais da Anamatra.
A lista de homenageados incluiu ainda parceiros que participaram de diferentes momentos da história da entidade: os conselheiros do CNJ, Paulo Régis Botelho e Marcello Terto; o desembargador do Trabalho Sergio Torres Teixeira; o ex-conselheiro do CNJ, João Paulo Schoucair; os advogados Mauro de Azevedo Menezes e Isabela Marrafon; e o juiz auxiliar da vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Lizandro Garcia Gomes Filho, que também representou o vice-presidente do STJ, ministro Mauro Campbell, igualmente homenageado.
Programação do cinquentenário
As comemorações dos 50 anos da Anamatra tiveram início em julho, com uma sessão solene no Plenário do Senado Federal. A programação terá continuidade em dezembro, com o lançamento de um livro dedicado à história da entidade.
Confira as fotos da solenidade

