Presidente Valter Pugliesi e os diretores Patrícia Sant’Anna e Rossifran Souza acompanharam a solenidade
O presidente da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Valter Pugliesi, a diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Patrícia Sant’Anna, e o diretor Financeiro, Rossifran Souza, prestigiaram, nesta terça (3/2), a cerimônia de posse da desembargadora estadual Jaceguara Dantas da Silva no cargo de conselheira, do juiz estadual Fabio Francisco Esteves no cargo de conselheiro e de recondução da conselheira Daiane Nogueira de Lira.
Conduzindo a cerimônia, o presidente do CNJ e do STF, ministro Edson Fachin, destacou as trajetórias dos empossados e afirmou que a recondução de uma conselheira, somada à posse de uma conselheira mulher negra e de um conselheiro negro, simboliza o compromisso com a construção de um Judiciário que reflita, com integridade, coragem e compromisso democrático, a pluralidade da sociedade brasileira.
Em sua fala, a conselheira Daiane destacou o caráter democrático do CNJ, a importância do trabalho coletivo e o compromisso de representar a sociedade com responsabilidade, diálogo e sensibilidade social. “Muito me honra trabalhar em pautas sociais, e a saúde é uma dessas pautas que realmente me move em buscar essa realização desses direitos”, disse.
Já o conselheiro Fabio relembrou sua origem e destacou sua inabalável crença na Justiça e na educação, como bens inegociáveis na sua vida pessoal e profissional. “Tenho procurado educar para a Justiça contra todas as formas de violação da dignidade humana, vocação que acredito, profundamente, ser desse Conselho Nacional de Justiça”, salientou.
De forma semelhante, a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva falou da sua trajetória até chegar ao CNJ. “Estar aqui hoje é consequência de uma caminhada que comigo muitos sonham, trabalham e realizam, de termos cada vez mais um Brasil plural”, disse. Ela reforçou que carrega os anseios de toda uma geração que busca romper as pressões estruturais que ainda repercutem na sociedade.
O presidente da Anamatra, Valter Pugliesi, parabenizou as autoridades empossadas, enfatizando a importância da representatividade no Poder Judiciário brasileiro. “Temos visto, a cada gestão, o CNJ atuar de forma efetiva para garantir a equidade, seja ela de gênero, racial, étnica e social. Para além de políticas, o Conselho tem aplicado essa visão plural internamente, o que é fundamental. Desejamos pleno êxito aos empossados e estamos à disposição para contribuir naquilo que for necessário”, disse.
Autoridades presentes
A cerimônia contou com presença do vice-presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, do ministro do STF Dias Toffoli, do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Caputo Bastos, representando o presidente Vireira de Mello Filho, entre outras autoridades.
Sobre os empossados
Jaceguara Dantas da Silva
Desembargadora do TJMS, é reconhecida por sua atuação no combate à violência contra a mulher. Deve assumir a Ouvidoria da Mulher no CNJ e contribuir para o fortalecimento da paridade de gênero no Judiciário. É graduada em Direito, com mestrado e doutorado na área.
Fabio Francisco Esteves
Juiz do TJDFT, é natural de Mato Grosso do Sul, mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na magistratura em 2007 e atuou por quase 10 anos no Tribunal do Júri.
Daiane Nogueira de Lira
Advogada da União, é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília e doutoranda em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na carreira pública em 2006 e integra o CNJ desde fevereiro de 2024.
*Com informações do CNJ

