Evento deliberativo da Anamatra será realizado entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2026, em Brasília (DF)
Magistradas e magistrados integrantes da Comissão Científica do 22º Congresso Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) realizaram, nesta segunda-feira (3/2), nova reunião telepresencial para dar continuidade à definição da programação científica do evento. O Conamat é o congresso deliberativo da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Durante o encontro, foram debatidas diretrizes e propostas para os ajustes finais na programação do Conamat 2026, que será realizado no Centro de Convenções do Royal Tulip, em Brasília (DF), entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2026.
O 22º Conamat terá como tema central “Justiça do Trabalho independente para um mundo em transição: sustentabilidade, inteligência artificial e trabalho protegido”, refletindo os desafios contemporâneos enfrentados pela Justiça do Trabalho diante das transformações tecnológicas, sociais e ambientais.
A programação científica buscará promover debates qualificados sobre a atuação do Poder Judiciário Trabalhista, a proteção do trabalho digno, o impacto da inteligência artificial nas relações laborais e a necessidade de uma transição justa frente às mudanças climáticas.
Inscrições para o 22º Conamat e envio de teses
As inscrições para o 22º Conamat estão disponíveis na página oficial do evento, com valores diferenciados de acordo com o lote:
1º lote: até 9 de fevereiro
2º lote: de 10 de fevereiro a 1º de abril
Também já está aberto o envio de teses para o Conamat 2026, que deverão ser submetidas a uma das seguintes comissões temáticas:
(1) Trabalho Protegido: centralidade do emprego formal; competência e independência judicial; trabalho na sociedade digital;
(2) Inteligência Artificial e a Justiça do Trabalho: ética e regulação algorítmica; impacto nas relações laborais; ferramentas e atuação judiciária;
(3) Mudanças Climáticas e Justiça Social: sustentabilidade nos tribunais e nas relações laborais; transição justa; atuação do Judiciário.
Mais informações sobre o evento, inscrições e envio de teses estão disponíveis na página oficial do 22º Conamat: www.anamatra.org.br/conamat

