TJC: com presença da Anamatra, alunos de escolas públicas apresentam trabalhos sobre cidadania no TRT 12 (SC)

Fotos: TRT 12

Estudantes integram o projeto “Vozes da Justiça: Juntos contra o Trabalho Infantil”

A diretora de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Patrícia Sant’Anna, participou, no último dia 17 de novembro (segunda-feira), do encontro do projeto “Vozes da Justiça: Juntos contra o Trabalho Infantil”, realizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT 12/SC). O projeto é promovido por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

O objetivo do projeto é preparar jovens para a vida profissional e promover reflexões sobre o mundo do trabalho. A atividade desta segunda encerrou a primeira edição, reunindo cerca de 70 alunos do 9º ano e professores das escolas básicas Pedro II (Blumenau) e Nereu Ramos (Santo Amaro da Imperatriz).

A programação incluiu as apresentações finais dos 19 trabalhos produzidos no projeto, seguidas da entrega de prêmios oferecidos pela Receita Federal aos mais bem avaliados por uma comissão. Os trabalhos — vídeos, desenhos, artes gráficas e até uma história em quadrinhos — resultaram em sete grupos premiados, que receberam tablets, assim como duas professoras diretamente envolvidas no projeto: Shellen Andrade e Maria Luiza Dix.

A comissão avaliadora foi formada pelo presidente do TRT-SC, desembargador Amarildo Carlos de Lima, pelo corregedor regional, Narbal Antônio de Mendonça Fileti, e pela diretora Patrícia Pereira de Sant’Anna. O evento também contou com a presença da desembargadora Maria de Lourdes Leiria, gestora regional do PCTIEA, que incentivou os jovens a participarem do Programa de Aprendizagem do tribunal.

O projeto

O primeiro encontro ocorreu em 5 de agosto, em Blumenau, seguido de atividades quinzenais sobre temas como direito do trabalho, trabalho infantil, protagonismo juvenil, empregabilidade, futuro das profissões, diversidade, justiça social, assédio, bullying e inclusão. O projeto também contou com visita guiada à Furb e minicurso sobre uso de redes sociais. Além da Justiça do Trabalho, participaram MPT-SC, OAB-SC e Anamatra, por meio do Programa TJC.

*Com informações do TRT 12

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Vice-Presidente da Anamatra