Entidade destaca visão de mundo do futuro ministro, centrada na dignidade e na primazia humana
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) vem a público expressar seu apoio à indicação de Jorge Rodrigo Araújo Messias ao cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal, na convicção de que o nome escolhido pela Presidência da República reúne os requisitos constitucionais de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Jorge Messias ostenta sólido currículo, com titulação de mestre e doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. É Procurador da Fazenda Nacional e, atualmente, exerce o cargo de Advogado-Geral da União.
Quando defende publicamente o princípio do acesso à Justiça como fundamento da cidadania e expressão maior da democracia, Jorge Messias reafirma que a Justiça Social se realiza também no reconhecimento das reparações históricas e na proteção das populações vulneráveis. E, ao sustentar que a tecnologia não pode servir de pretexto à precarização do trabalho e que a “pejotização” compromete o pacto social consagrado na Constituição Federal, reafirma uma visão de mundo centrada na dignidade e na primazia da pessoa humana — compreensão que evidencia a estatura de quem reúne os atributos necessários ao exercício do cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Brasília, 21 de novembro de 2025
Valter Souza Pugliesi
Presidente da Anamatra

