Valorização da carreira esteve entre os destaques do encontro
A Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) promoveu, nesta terça (18/11), reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal. Sob a condução do presidente Valter Pugliesi, o encontro foi realizado em formato híbrido, com participação de dirigentes na sede da Associação, bem como telepresencialmente.
Entre os destaques estiveram temas relacionados à valorização da carreira de magistradas e magistrados do Trabalho, especialmente no que se refere às verbas reconhecidas na esfera administrativa.
A competência da Justiça do Trabalho também esteve entre os focos do encontro. O presidente Pugliesi falou sobre a possibilidade de atuação da Anamatra, em parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), na divulgação de ações positivas realizadas pela Justiça do Trabalho. Nessa temática, a Diretoria também aprovou a elaboração de nota técnica em defesa do Projeto de Lei n° 1472, de 2022.
Outros temas tratados na reunião foram: sugestões às metas da Justiça do Trabalho para debate no Encontro Nacional do Judiciário; auxílio-saúde; regras para residência em comarca; reforma administrativa; Mútua Anamatra; análise de pedidos de assistência a associados; impactos da “pejotização”, com o apoio à criação de Frente Parlamentar; propostas de capacitação a serem oferecidas pela Enamatra; entre outros.
O planejamento de eventos a serem realizados pela Anamatra também foi tema da reunião, como o 22º Conamat; a comemoração dos 21 anos do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) e o Encontro Nacional do TJC. Também foram apresentados relatos sobre a participação da Associação na COP30 e a prestação de contas dos Jogos Nacionais da Anamatra.
Esses e outros assuntos serão retomados na reunião do Conselho de Representantes que acontecerá nesta quarta (19/11). O detalhamento das deliberações da reunião será divulgado na ata a ser disponibilizada no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral.

