Diretora de Cidadania e Direitos Humanos representa a Associação no evento
Teve início nesta segunda (10/11), em Belém (PA), a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que segue até o próximo dia 21 de novembro.
A Conferência conta com a participação da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Roberta Santos, representa a entidade no evento, na Zona Azul (Blue Zone), palco onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais.
“Trata-se do maior evento para discussão e definição de estratégias para ação diante das mudanças climáticas no mundo. E não há como debater resiliência e justiça climática sem falar em trabalho decente e na exclusão enfrentada pela população mais vulnerável, portanto a presença da Anamatra na COP30 é não apenas pertinente, como fundamental”, destaca a diretora a Anamatra.
Realizada pela primeira vez na Amazônia - bioma com a maior biodiversidade do planeta e um regulador do clima global -, a COP30 tem o enorme desafio de recolocar o tema das mudanças climáticas no centro das prioridades internacionais. Delegações de 194 países mais a União Europeia (UE) participam do evento.
A abertura do Conferência contou com a presença do presidente Lula. Em seu discurso, Lula conclamou as nações para uma reconexão do clima à vida das pessoas, para reparar injustiças e construir um futuro próspero e sustentável, por meio do alinhamento da ação climática à erradicação da pobreza e da fome, ao combate às desigualdades e ao enfrentamento do racismo ambiental.
‘A crise climática expõe e exacerba o que já é inaceitável. Ela aprofunda a lógica perversa que define quem é digno de viver e quem deve morrer. Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que não é ditado pela tragédia”, alertou Lula.
Leia mais:
Anamatra presente à abertura do evento “Participação Social na Agenda de Ação COP30”
Mudanças climáticas: Anamatra acompanha abertura de seminário promovido pelo Getrin Nacional

