A Associação, uma das patrocinadoras do evento, esteve representada pela diretora Flávia Pessoa
A diretoria de Formação e Cultura da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistradis da Justiça do Trabalho (Anamatra), Flávia Pessoa, compôs, nesta quarta (1/10), a mesa de abertura do XV Congresso Internacional de Direito e Processo do Trabalho, promovido pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), em São Paulo (SP). O Congresso, que tem a Anamatra como uma das patrocinadoras, acontece simultaneamente à IX Jornada Ibero-Americana da Academia Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (Aiadtss).
Entre as autoridades que compuseram o dispositivo de honra, esteve o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST)Alexandre Agra Belmonte, presidente da ABDT e ocupante da Cadeira nº 2 na Academia. Coube ao professor Tércio Sampaio Ferraz Júnior a Conferência Magna de Abertura, com o tema ‘Ativismo Judicial e Análise Econômica do Direito. A mesa foi presidida pelo ministro do TST Douglas Alencar Rodrigues, vice-presidente da ABDT
O XV Congresso Internacional de Direito e Processo do Trabalho segue até esta sexta (3/10), com a participação de grandes personalidades do Direito, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, o ex-ministro do STF Marco Aurélio Mello e a ministra do TST Maria Cristina Peduzzi. A programação prevê a discussão de questões teóricas e práticas, inclusive sobre recentes decisões judiciais que envolvem as relações de trabalho no Brasil e no mundo. Os modelos de trabalho em plataformas digitais, geolocalização de empregados por aplicativos e o uso de inteligência artificial para buscar casos de litigância predatória são alguns dos temas do evento.