Encontro ocorreu em formato híbrido, sob a condução da presidente Luciana Conforti
A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nesta quinta (28/11), reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal. O encontro, último do ano de 2024, sob a condução da presidente da Associação, Luciana Conforti, ocorreu de forma híbrida, com presença de dirigentes na sede da entidade e também participações telepresenciais.
Entre os destaques da reunião esteve a aprovação do calendário das eleições da Anamatra para o biênio 2025/2027, que será encaminhado para deliberação do Conselho de Representantes, que se reunirá no próximo dia 4 de dezembro, em Brasília. As eleições, segundo previsão estatutária, acontecem, nos anos ímpares, na segunda quinzena de abril.
Também foram temas da reunião a valorização da Justiça do Trabalho, notadamente quanto à pauta remuneratória das juízas e juízes da ativa e aposentadas(os), adicional por tempo de serviço (ATS), auxílio-saúde, licenças, diárias, gratificações, ajuda de custo e férias, incluindo relatos sobre decisões recentes e a atuação da Anamatra no âmbito dos Conselhos Superiores.
Na seara de eventos, debateu-se o início das visitas técnicas, ocorridas na semana passada em Salvador (BA), aos possíveis locais de realização da 15ª edição dos Jogos Nacionais da Anamatra, que acontecerá entre os dias 24 a 27 de outubro de 2025 na capital baiana. Mais informações sobre o evento serão divulgadas, oportunamente, no endereço https://www.anamatra.org.br/jogos
Foram avaliadas ainda a realização das comemorações dos 48 anos da Anamatra, com homenagem recebida do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o 17º Encontro Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), em Salvador (BA), com a presença da presidente da Anamatra, Luciana Conforti, e do ministro Cláudio Brandão, entre outras autoridades; e a participação de dirigentes da Associação na posse da nova diretoria do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).
Entres os próximos eventos ainda neste ano de 2024 está a solenidade de entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2024, no dia 4 de dezembro, no Auditório do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília.
Encaminhamentos sobre a alteração do regulamento da Mútua também estiveram entre os assuntos debatidos. O tema foi objeto de reunião do Conselho Gestor da Mútua realizada nessa quarta (27/11).
Esses e outros assuntos serão retomados na reunião do Conselho de Representantes que acontecerá na próxima quarta (4/12), em Brasília. O detalhamento das deliberações da reunião será divulgado na ata a ser disponibilizada no Espaço do Associado, no menu Secretaria-geral.