21º Conamat promove reflexão sobre os desafios da Justiça do Trabalho, afirmam presidentes da Amatra 9 e do TRT 9

Hidalgo Gomes e Marcelo Guazzi

Magistrados deram as boas-vindas aos participantes na abertura do evento, em Foz do Iguaçu

Anfitrião do 21º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que teve início nesta quarta-feira (1º/5), em Foz do Iguaçu (PR), o presidente da Amatra 9 (PR), Daniel Roberto de Oliveira, enfatizou em seu pronunciamento a relevância do evento como um espaço de reflexão sobre os desafios atuais e futuros enfrentados pela Justiça do Trabalho.

‘Este Conamat talvez se consolide como o mais importante já realizado devido a sua temática, que não só espelha os desafios que enfrentamos, mas também o nosso compromisso inabalável em enfrentá-los de frente’, afirmou o presidente da Amatra 9 (PR).

O magistrado destacou a necessidade de valorização da Magistratura e da defesa da competência constitucional da Justiça do Trabalho, ressaltando o papel crucial dos juízes e juízas do Trabalho. "É na jurisdição que, diariamente e frequentemente sob condições desafiadoras e intensa pressão, enfrentamos os desafios de garantir direitos, administrar a Justiça e promover o equilíbrio nas relações entre capital e trabalho, contribuindo para a paz social", frisou.

O dirigente associativo também mencionou a importância dos temas que serão abordados ao longo da programação, especialmente as discussões sobre os impactos das novas tecnologias nas relações de trabalho e no Poder Judiciário, e expressou suas expectativas positivas em relação ao Conamat.

"Meu desejo para este congresso é que ele se estabeleça como um espaço de reflexão, diálogo sincero e construtivo para que possamos gerar soluções concretas que impulsionem a plena valorização de nossa carreira e uma Justiça do Trabalho mais ágil, inclusiva e acessível", concluiu o presidente da Amatra 9 (PR).

Lenda das Cataratas
O presidente do TRT da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldaff, saudou a todos os participantes do 21º Conamat fazendo uma analogia com a cultura indígena e a emblemática lenda das Cataratas do Iguaçu.

Para o magistrado, a narrativa, com seu desfecho feliz, serve de inspiração para todos aqueles que buscam esperança e resiliência na luta contra a injustiça. “É essa a nossa postulação, é este o nosso tema de grande reflexão neste evento diante de toda a aflição nesta fase desafiadora da Justiça do Trabalho”, afirmou.

Autoridades
Compuseram a mesa de abertura do 21º Conamat a presidente do Anamatra, juíza Luciana Conforti; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Lelio Bentes; o corregedor geral de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, o presidente do TRT da 9ª Região, desembargador Célio Horst Waldraff, o subprocurador-geral do Trabalho, Luercy Lino Lopes; o presidente da Amatra 9/PR, juiz Daniel Roberto de Oliveira; o procurador geral do Município de Foz do Iguaçu, Osli de Souza Machado; o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira; o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) ), juiz Marcel Ferreira dos Santos, representando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB);  juiz Marcel Ferreira dos Santos; o diretor jurídico da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Ferreira Delazari; o gerente nacional de Estratégia Jurídica da Caixa Econômica Federal (GEJUT), Toni Roberto Mendonça; a diretora jurídica do Banco do Brasil,  Lucinéia Possar; a conselheira Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Paraná, Adenícia de Souza Lima; e o conselheiro da Associação da Advocacia do Trabalho do Paraná (AATPR), André Gonçalves Zipperer, representando a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT).

21º Conamat
O 21º Conamat, uma realização Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), acontece de 1º a 4 de maio, em Foz do Iguaçu (PR) e reúne diversos especialistas para a discussão do tema: “Justiça do Trabalho, Existe, Resiste, Persiste: valorização da magistratura do trabalho, democracia, competência e transformações tecnológicas”. Nesta edição, o evento conta com a parceria da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra 9/PR).

  Acesse o álbum de fotos da abertura

__________________________
Leia mais:

‘Justiça do Trabalho não resiste a decisões do Supremo Tribunal Federal’ , esclarece presidente da Anamatra

Presidentes do TST e do STF ressaltam a importância e eficiência da Justiça do Trabalho na abertura do 21º Conamat

Papel do Judiciário no mundo contemporâneo é tema da conferência inaugural do 21º Conamat





Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra