Pernambuco: Magistratura como profissão é tema do tira-dúvidas do TJC

Iniciativa de cidadania da Anamatra, programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) é desenvolvido na 6ª Região pela Amatra 6 (PE)

A roda de conversa do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) viveu um momento diferente na visita à Escola Erundina Negreiros de Araújo, no Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife (Pernambuco).  Estudantes questionaram os juízes sobre o seu cotidiano à frente das atividades na Justiça do Trabalho. Na 6ª Região, o TJC, iniciativa da Anamatra, é desenvolvida pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª Região (PE). 

A unidade recebeu o TJC na terça (8/8), com apresentação cultural e a participação de pais de alunos que residem na comunidade, demonstrando a importância da escola na vida dos moradores.

Na abertura da fase do tira-dúvidas na escola, Gustavo Braiam, de 11 anos, aluno do 6º ano e, no encerramento, a estudante Thayná Barros, 17 anos, do 3º ano, buscaram informações dos magistrados sobre como tomar decisões justas e como é a vida de um juiz.

Os magistrados presentes, a juíza Carmen Richlin, também coordenadora do TJC, e o juiz Pedro Henrique Menezes, além do desembargador Ivan Valença, explicaram detalhadamente o desafio que o cargo envolve, com muitas responsabilidades, a necessidade de atualização permanente e a importância da educação na vida de todos.

A escola apresentou, ainda, um trecho da peça teatral que levará para a culminância do projeto e o gestor José Antônio de Santana falou sobre a história da unidade, totalmente inserida no dia a dia da comunidade. Houve a entrega de medalhas do mérito aos alunos que venceram a Olimpíada do Conhecimento promovida pela unidade, enfocando conteúdos da Cartilha do Trabalhador produzida pela Anamatra e utilizada no TJC

Também surgiram perguntas dos alunos sobre direito do trabalho e cidadania, preconceito e outros temas abordados no programa e trabalhados em sala de aula pelos professores. Nesta edição participaram, além dos magistrados, o advogado Hugo Victor (AATP) e representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco (GRE Recife Norte), Waldilma Santana, Constantino Melo e Mary Ruth.

Sobre o TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.


*Com informações da Amatra 6 (PE)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra