Nota Pública: Anamatra repudia ataques aos três Poderes

Associação defende de forma firme e inflexível a democracia e Constituição e pugna por punição dos responsáveis pelos ataques

NOTA PÚBLICA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

A ANAMATRA – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MAGISTRADOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO, entidade da sociedade civil que congrega cerca de 3.500 magistradas e magistrados do Trabalho de todo o Brasil, vem repudiar veementemente o ataque sofrido pela democracia na tarde do dia 8 de janeiro de 2023, pela invasão de manifestantes golpistas aos prédios do Supremo Tribunal Federal, do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, na cidade de Brasília (DF).

A democracia é regime político presente na Constituição Federal brasileira. A ANAMATRA defende de forma firme e inflexível a democracia e a Carta Magna, manifestando-se fortemente sempre que sofrem ataques, conforme determina o seu Estatuto e a convicção cívica e histórica de sua Diretoria e de suas associadas e de seus associados.

A ANAMATRA reafirma a defesa intransigente da democracia pelo cumprimento de normas constitucionais, que definem e caracterizam o Estado Democrático de Direito brasileiro, de modo que jamais pode ser admitida manifestação política por meio de atos que importem violência e depredação de patrimônio público.

A ANAMATRA está convicta de que ações que promovam a violação da democracia serão sempre combatidas fortemente pelos agentes públicos e políticos competentes e pela opinião pública nacional. Contudo, é sempre importante alertar a sociedade e apresentar seu posicionamento neste momento em que manifestantes golpistas atentam contra a democracia.

Portanto, a ANAMATRA está atenta e presente neste e em outros debates da sociedade que envolvam a defesa intransigente da democracia e da Constituição Federal, bem como pugna pela devida punição dos que a ofendem.

Brasília, DF, 8 de janeiro de 2023.

LUIZ ANTONIO COLUSSI
Presidente da ANAMATRA