Coleprecor: Anamatra presente à reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores de TRTs

Érico Ramos e Bárbara Frank (Secom/TRT4)


Encontro aconteceu em Porto Alegre, na sede do TRT da 4ª Região

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luiz Colussi, participou, nessa terça (21/6), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), da abertura da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).

O encontro foi conduzido pelo presidente do Coleprecor e do TRT da 17ª Região (ES), desembargador Marcello Maciel Mancilha. Ao abrir a reunião, o desembargador agradeceu o acolhimento do TRT-4 e reforçou o importante trabalho coletivo desenvolvido pelo Coleprecor, principalmente no que diz respeito ao diálogo e à interação com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) na busca de soluções conjuntas para as demandas dos tribunais trabalhistas. “É um trabalho de todos nós, que está produzindo frutos. Muito obrigado a todos”, evidenciou.

O presidente na Anamatra cumprimentou os membros do Colégio e ressaltou e reforçou o compromisso com o diálogo institucional entre a Associação Nacional, as Amatras e os tribunais. “Eventualmente divergimos, discordamos, mas sempre estamos atentos para buscar o melhor para todos nós e para a nossa Justiça do Trabalho”, registrou Colussi, durante a solenidade.

Acerca da valorização a Magistratura, Luiz Colussi falou da atuação prioritária da Anamatra pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 63/2013, no âmbito dos três Poderes, bem como da recomposição dos subsídios da Magistratura, conforme prevê a Constituição Federal. “A PEC restabelece a justiça na carreira, ela reequilibra”, declarou, ao lembrar que a Anamatra se encontra em estado de mobilização, conforme deliberado na Plenária do 20º Congresso Nacional de Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat).

Colussi também falou da importância de se atuar em defesa da competência da Justiça do Trabalho, bem como da ampliação da estrutura da Justiça do Trabalho, entre outros temas.

O presidente da Anamatra ainda lembrou parcerias da entidade: com o Supremo Tribunal Federal (STF), com a campanha ‘Turma da Mônica e o Poder Judiciário’ e a iluminação do edifício-sede pelo Mês do Orgulho LGBTQIAP+, entre outras; com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Programa de Enfrentamento à Desinformação (Justiça Eleitoral); e o lançamento da campanha #TrabalhoSemAssédio, iniciativa que inclui a atuação em defesa da ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho, com o empenho do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A mesa oficial do ato de abertura também foi composta pelo presidente do TRT da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo; a vice-presidente do Coleprecor, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann (corregedora do TRT da 15ª Região/ Campinas); o secretário-geral do Colégio, desembargador Daniel Viana Júnior (presidente do TRT da 18ª Região/ GO); e o presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Leonardo Lamachia.

Sobre o Coleprecor

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos presidentes e corregedores do Poder Judiciário Trabalhista. Integram também o Coleprecor os ministros que exercem a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, e a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.

A entidade tem como objetivo defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais da JT, promover a integração dos TRTs de todo o território nacional e a intermediação das relações entre a Justiça do Trabalho e os poderes constituídos, além de fomentar o estudo de temas jurídicos e de questões judiciais de repercussão, buscando a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e as peculiaridades locais.

 

* Com informações do TRT 4 e do Coleprecor

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Jônatas dos Santos Andrade
Diretor de Informática da Anamatra