Conselho Acadêmico da Enamatra realiza 1ª reunião no biênio 2021/2023

Encontro ocorreu nessa segunda (23/8), de forma telepresencial

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realizou, nessa segunda (23/8), de forma telepresencial, a 1ª reunião do Conselho Acadêmico da Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra) no biênio 2021/2023. Estiveram presentes o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, a vice-presidente, Luciana Conforti, o diretor de Formação e Cultura, Marcus Barberino, os juízes e juízas do Trabalho Edna Barbosa (Amatra 11/AM e RR), Sílvia Vale (Amatra 5/BA), João Humberto Cesário (Amatra 23/MT), o magistrado aposentado José Aparecido dos Santos, (Amatra 9/PR), além de funcionários dos setores de comunicação, tecnologia da informação e de eventos da entidade.

Na abertura da reunião, o presidente Luiz Colussi ressaltou a importância da Enamatra na formação de uma magistratura mais consciente e preparada para as singularidades do atual momento enfrentado, não apenas pela Justiça do Trabalho, mas por toda a sociedade. O magistrado fez questão de agradecer aos integrantes do colegiado por terem aceitado esse desafio e reforçou a confiança que a Associação tem no Conselho Acadêmico da Enamatra.

Entre as pautas do encontro estiveram a apresentação e discussão a respeito do planejamento estratégico da pasta de formação e cultura da Anamatra. O colegiado também debateu acerca de propostas de cursos a serem realizados no próximo semestre. A ideia é que as capacitações tratem de temas como provas digitais, mineração de dados e garantias processuais, entre outros. Maiores detalhes serão discutidos e divulgados posteriormente. Por fim, o Conselho Acadêmico também discutiu a regulação da certificação de eventos de formação e culturais e a distribuição de atividades de planejamento pedagógico.

Sobre os objetivos da Enamatra - A Escola Nacional Associativa da Magistratura do Trabalho (Enamatra) tem o objetivo principal de fomentar conhecimento científico, cultural e ético, na formação e capacitação inicial, continuada e permanente dos Associados e da comunidade jurídica, tendo como fundamentais instrumentos a autonomia didático científica; a interdisciplinariedade do conhecimento e da capacitação; a educação de matérias, técnicas e condutas que levem ao respeito, proteção e promoção da Constituição da República e das normas domésticas e internacionais, em especial aquelas de direitos humanos e aquelas que conduzam ao desenvolvimento dos valores sociais do trabalho; os direitos e prerrogativas da magistratura; a valorização do Magistrado do Trabalho e da Justiça do Trabalho como centros das ações e iniciativas da escola; e a promoção e a coordenação da troca de experiências e conhecimento entre as Escolas