Amatra 1 (RJ) lança coluna semanal dedicada às mulheres

Projeto marca o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1/RJ) lançou em seu site, nessa segunda-feira (1º), a coluna semanal “Mulheres, por elas mesmas”. Desenvolvido pela Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos, o projeto marca o mês do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A cada segunda-feira deste mês, um texto assinado por uma magistrada vai refletir, a partir de filmes ou livros, a relação de temas atuais com a vivência da mulher na sociedade.

“Convidamos cinco magistradas para falar sobre o papel da mulher no contexto social contemporâneo a partir de uma análise crítica de como as mulheres são retratadas em livros e filmes. Inspiradas por uma obra literária ou cinematográfica, refletiremos sobre os feminismos e a pauta atual da luta feminista”, afirmou a desembargadora Carina Bicalho, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da associação.

Na estreia da coluna, a juíza do Trabalho Áurea Regina de Souza Sampaio, titular da 49ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, publicou o texto “Os impactos da violência doméstica no trabalho da mulher”. O artigo da ex-presidente da AMATRA1 foi inspirado no filme brasileiro “Vidas Partidas” (2016), dirigido por Marcos Schechtman. O drama ambientado na década de 1980 retrata a violenta realidade enfrentada por milhares de brasileiras todos os anos, dentro de suas próprias casas.

Nas próximas semanas, a coluna especial contará com textos da desembargadora Giselle Bondim Lopes Ribeiro, da juíza Ana Larissa Lopes Caraciki, da desembargadora aposentada Aurora de Oliveira Coentro e da juíza Marcia Regina Leal Campos.

Clique aqui e confira o primeiro texto

Fonte: Ascom/Amatra 1 (RJ)