Anamatra institui Laboratório de Inovações Administrativas

Criação do Anamatra Lab foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho de Representantes da entidade

O Conselho de Representantes (CR) da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), aprovou, nessa quarta (3/2), por unanimidade, a criação do Laboratório de Inovações Administrativas da Anamatra – Anamatra Lab, que teve o seu Regimento Interno publicado nesta quinta (4/2), por meio de ato da presidência.

O laboratório tem por objetivo fomentar a integração entre as diversas administrações regionais, entre estas e os(as) magistrados(as) correlatos(as), bem como a formação de identidades e processos de mútua colaboração com as associações locais a culminar, com a jurimetria, tecnicidade e acompanhamento correlatos, em práticas administrativas com o alcance de resultados qualitativos e quantitativos na prestação jurisdicional e na gestão do Poder Judiciário trabalhista.

Entre as metas do Anamatra Lab estão o estímulo à formação de pensamentos e projetos coletivos no âmbito do Judiciário Trabalhista, promovendo a aproximação entre os(as) magistrados(as) dos centros decisórios e executivos das políticas institucionais gerando perspectiva de pertencimento institucional. Desse modo, a ideia é encontrar vias de convergência de interesses e incremento de resultados administrativos e jurisdicionais, aproximando o debate de metas estatísticas e estruturais da Justiça do Trabalho, inovando e amplificando boas práticas para o alcance de políticas institucionais alinhadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Para alcançar essas metas e objetivos, o Anamatra Lab desenvolverá ações coordenadas para rastrear boas práticas administrativas e fomentar a sua divulgação. Em conjunto com a Diretoria de Eventos e a Enamatra, a ideia é também produzir cursos voltados às inovações administrativas e às mudanças de cenário social e do próprio poder judiciário. Serão criados fóruns de debate com os atores do fluxo trabalhista, para a constante análise de impacto dos projetos e coleta de demandas e, juntamente com as Associações Regionais – e estas em diálogo com os respectivos Tribunais Regionais –, o Laboratório criará uma Rede de Gestão, catalizadora das sugestões e boas práticas colhidas e fomentadas nos fóruns, viabilizando e instrumentalizando o compartilhamento de ideias e projetos, entre outras medidas.

Sobre a gestão - A gestão do Anamatra Lab será realizada por meio da Comissão de Acompanhamento da Gestão Estratégica e Planejamento do Poder Judiciário, integrada por três diretores(as) indicados(as), dois (duas) presidentes regionais escolhidos(as) por votação entre os membros do CR e um (a) magistrado (a) indicado (a) que acompanhe políticas institucionais correlatas (dentre juízes(as) auxiliares), com formação coincidente ao biênio da diretoria da Anamatra.

Entre outras atribuições, a Comissão será responsável pela apresentação semestral de relatórios sobre reuniões, atividades e projetos realizados, firmar parcerias com o intuito de alcançar as metas propostas, além de acompanhar os eventos do CNJ sobre Laboratórios de Inovação. Os integrantes da Comissão devem ser definidos na próxima reunião do Conselho de Representantes da Anamatra.

Clique aqui e confira o inteiro teor do Regimento Interno.

 

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