Anamatra apoia a candidatura de Melina Girardi Fachin para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA

A professora e advogada postula o cargo de secretária-executiva

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) manifesta apoio à candidatura da professora Melina Girardi Fachin para o cargo de secretária-executiva da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). A moção de apoio da Anamatra foi aprovada pelo Conselho de Representantes da entidade, por iniciativa da Amatra 9 (PR).

A presidente Noemia Porto destaca a trajetória profissional da professora e advogada, que sempre esteve voltada à proteção dos direitos humanos, com ampla atuação nesta área, inclusive coordenando diversos projetos, como o Programa de Promotores Legais Populares e a iniciativa Constitucionalismo Feminista.

“A Anamatra sente-se extremamente honrada em apoiar a candidatura da professora Melina Fachin, única brasileira indicada para concorrer à Secretaria Executiva da CIDH, cujo trabalho é de extrema relevância no contexto americano e mundial para a defesa dos direitos humanos”, ressalta Noemia Porto.

Atualmente, a professora Melina Fachin coordena o Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde também atua como professora adjunta e chefe do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito, além de integrar diversas comissões e comitês em defesa dos direitos humanos.

Sobre a Comissão – Formada por 34 países e criada em 1959, a CIDH é composta por sete membros eleitos pela Assembleia Geral da OEA para um mandato de quatro anos, com direito a uma reeleição. Seis países (Brasil, México, Colômbia, EUA, Equador e Peru) disputam as três vagas que serão abertas ao final deste ano. Cada país vota em três candidatos nas eleições.