12 de junho: Anamatra lança campanha de conscientização para prevenção do coronavírus

Iniciativa marca Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), lança, nesta quinta (04/06), em suas redes sociais, campanha alusiva ao 12 de Junho – Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil.

O objetivo da entidade é, além de alertar para o perigo da exploração do trabalho infantil, conscientizar sobre a importância da proteção dos grupos de risco frente ao coronavírus (Covid-19).

O diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Marcus Barberino, explica que a campanha é uma homenagem e, ao mesmo tempo, avisos singelos de alerta para lembrar as questões estruturais do país. “São responsabilidades do Estado brasileiro, mas, fundamentalmente de todos nós brasileiros, cuidar da promoção e da proteção da infância. Nós somos os regadores dessa plantas existenciais que são os brasileiros pequenos e jovens”.

Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2017, havia 2,3 milhões de crianças e adolescente estão trabalhando no Brasil. Dados fornecidos pelo Ministério da Saúde também revelam um cenário extremamente preocupante. Apenas entre 2007 e 2018, 261 crianças morreram trabalhando. O Brasil é o que se pode chamar de polo de trabalho infantil na América Latina, concentrando 28% do trabalho infantil nesta região.