Senado: Anamatra acompanha sabatina do desembargador Evandro Valadão Lopes

Indicação do magistrado para ocupar a vaga de ministro do TST foi aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça

O vice-presidente da Anamatra, Luiz Colussi, juntamente com a diretora de Assuntos Legislativos, Viviane Leite, e a juíza Fabiane Ferreira, da Comissão Legislativa da entidade, acompanharam, nesta quarta (12/6), na Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, a sabatina do desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), indicado para ocupar a vaga de ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST).  

A indicação do magistrado, que deve ocupar vaga destinada à Magistratura, em decorrência da aposentadoria da ministra Maria Calsing, foi aprovado por unanimidade, e segue, em regime de urgência, para apreciação do Plenário.

Durante a sabatina, o desembargador respondeu a questionamentos sobre temas variados, como o impacto da reforma trabalhista na Justiça do Trabalho (TST). Para o magistrado, a reforma traz “alguns excessos”, a exemplo do fim da obrigatoriedade da contribuição sindical que, segundo Valadão, afeta a "necessidade de pagamentos de emolumentos [benefícios] para os trabalhadores que efetivamente tiverem o direito da assistência judiciária gratuita”.

Natural do Rio de Janeiro, Evandro Pereira Valadão Lopes ingressou na Magistratura do trabalho em 1989. Atuou em Varas do Trabalho na capital, em Nova Iguaçu, Macaé e Nilópolis. Em 2003, foi promovido a desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ).

Receba nossa newsletter