Conheça os vencedores do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2018

Nas três categorias, seis trabalhos foram premiados

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) sediou, nessa quarta (23/8), a última etapa da 8ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. O júri elegeu os vencedores nas categorias Cidadã, Imprensa e Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

A reunião foi conduzida pela diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Luciana Conforti. Integraram o júri do Prêmio, nesta edição, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Helena Mallmann, a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Oliveira, e o jornalista e mestrando em educação na UnB Manuel Montenegro.

“Nossas escolhas acabaram por contemplar problemas sociais de urgente solução. Os trabalhos vencedores dão visibilidade à exploração do trabalho de pessoas que passam despercebidas”, destaca Montenegro. Especificamente em relação à categoria imprensa, o profissional destaca o interesse de seus colegas pelo tema. “Ainda temos jornalistas atentos ao humanismo no trabalho da imprensa”, analisa.

Para a ministra Mallmann, a iniciativa da Anamatra com o Prêmio é uma forma fantástica de aproximação com diversos setores da sociedade e a experiência de participar do júri foi enriquecedora. “Nós estamos sempre julgando relações sociais, do capital versus trabalho, que são extremamente conflituosas por serem entre desiguais”, disse, defendendo a necessidade do juiz sair de sua sala de audiência e ter contato com a realidade.

A secretária do FNPETI também destacou a importância do conteúdo dos trabalhos. “Trata-se de uma oportunidade de dar destaque para situações que são inaceitáveis e não permitidas por lei e que, portanto, têm que ser enfrentadas e combatidas”, defendeu.

Confira os vencedores:

IMPRENSA

Subcategoria Impresso:
Finalistas: Ossos do ofício: a rotina cruel dos trabalhadores de frigoríficos (Metrópolis), Quefazer: uma história sobre a labuta de imigrantes (Vós) e Impedidas: Machismo e violência no futebol (Pernambuco)

Vencedor: Impedidas: Machismo e violência no futebol
Veículo de Comunicação: Diário de Pernambuco
Participante: Camila Correia Alves
Clique aqui e confira a matéria.

Subcategoria Fotografia:

Finalistas: Os últimos dias do lixão sem fim (Folha de S. Paulo), A força de uma categoria (O Povo) e A fome com o herança (Rede Gazeta)

Vencedor: A fome como herança

Veículo de Comunicação: Rede Gazeta
Participante: Marcelo Prest

A Fome como Herança.JPG

Subcategoria Rádio:

Finalistas: Correntes invisíveis (Rádio Super Notícia), Trans: o difícil caminho para a educação e o mercado de trabalho (Rádio CBN) e Dispensa maternidade (Brasil de Fato)

Vencedor: Trans: o difícil caminho para a educação e o mercado de trabalho
Veículo de comunicação: Rádio CBN (PB)
Participante: Marcelo Henrique Andrade

Subcategoria  Televisão:

Finalistas: Assédio sexual no trabalho (EBC), Casas de Farinha: o fim da tradição. O começo da escravidão (TV Pajuçara – Record) e Piaçaba: exploração no coração da Amazônia (TV Record)
Vencedor: Casas de Farinha: o fim da tradição. O começo da escravidão
Veículo de Comunicação: TV Pajuçara (AL) – Record
Participantes: Esther Carvalho, Thiago Correia e José Pereira

CIDADÃ

Finalistas: Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB), Clínica de trabalho escravo e tráfico de pessoas da Faculdade de Direito da UFMG e Dança Cigana Inclusiva
Vencedor: Dança Cigana Inclusiva
Participante: Associação Cultural Namastê
Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa.

PROGRAMA TJC

Vencedor: Rap “Quebrando as Correntes”
Participante: Maxwell Pereira dos Santos (Escola Estadual de Ensino Médio Japão)
Cidade: Porto Alegre (RS)

Clique aqui e assista.

MENÇÕES HONROSAS

Imprensa/Subcategoria Impresso:
Reportagem "Lobistas de banco, indústria e transportes estão por trás das emendas da reforma trabalhista"
Veículo de Comunicação: The Intercept Brasil

Participantes: Alline Magalhães, Breno Costa, Lúcio Lambranho e Reinaldo Chaves
Clique aqui e confira a matéria.

Imprensa/Subcategoria TV:

Reportagem "Exploradas"
Veículo de Comunicação: Record TV

Participantes: Rosana Teixeira e equipe de produção
Clique aqui e assista a matéria

Cidadã

Projeto Direitos em cena: disseminando informações através da arte cinematográfica para o enfrentamento às violações de direitos humanos
Participante: Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos / SEJUDH)