Trabalho escravo: Sinait apresenta Movimento Ação Integrada ao Conselho de Representantes

Sinait

Iniciativa tem como objetivo articular políticas públicas e iniciativas voltadas ao combate do trabalho forçado

O presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Carlos Silva, o Auditor-Fiscal do Trabalho Valdiney Arruda e a presidente do Instituto Nacional Ação Integrada – INAI, Patrícia Costa, apresentaram, nessa quarta (23/5), o programa Movimento Ação Integrada – MAI ao Conselho de Representantes da Anamatra.

Na ocasião, o presidente do Sinait falou da criação do MAI, em 2009, em Mato Grosso, e do crescimento da iniciativa, que já recebeu a adesão de diversas entidades, entre elas a Anamatra. “O objetivo é fortalecer, consolidar e implementar iniciativas conjuntas para prevenir o trabalho análogo ao escravo e oferecer assistência às vítimas do crime”, ressaltou.

Valdiney Arruda, que era superintendente Regional do Trabalho do Mato Grosso quando o projeto foi instalado, disse que o MAI busca fortalecer as interlocuções entre as instituições envolvidas. “É importante que os parceiros compreendam que a reintegração de trabalhadores resgatados vai além do resgate. Os trabalhadores precisam de proteção e capacitação. Os parceiros fortalecem a articulação das políticas públicas com o objetivo de garantir a capitação e o retorno destes resgatados ao mercado de trabalho”.

Já a presidente do INAI, Patrícia Costa reforçou a importância da operacionalidade do movimento. “O Instituto nasceu com o propósito de ser um braço operacional do Movimento em todo o país”. Ela enfatizou a necessidade da sustentabilidade financeira e da consolidação técnica das iniciativas. “É um desafio reunir o Movimento e as iniciativas. Por isso, desenvolvemos uma estratégia participativa em que todos os atores se sentem envolvidos buscando soluções”.

Sobre o Movimento - O Movimento Ação Integrada (MAI) é uma instância nacional que reúne diversas entidades para fortalecer iniciativas conjuntas de prevenção e assistência às vítimas, por meio da promoção e inclusão socioeconômica dos resgatados e vulneráveis.

O Movimento nasceu em 2009, a partir de uma iniciativa realizada em Mato Grosso destinada à qualificação e reinserção profissional das vítimas. O êxito do então projeto promoveu a extensão da iniciativa para outros estados por meio da criação do Movimento Ação Integrada em 2012, posteriormente ampliado em 2014 e 2015.

O programa foi relançado em janeiro deste ano, durante a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, ocasião que também contou com a participação da Anamatra. Clique aqui e conheça a iniciativa.

* Com informações do Sinait