Comissão Nacional de Aposentados realiza reunião em Belo Horizonte

Daniel Coelho

Programação especial do 19º Conamat contará com palestras específicas para os juízes aposentados 

Os juízes do Trabalho integrantes da Comissão Nacional de Aposentados da Anamatra reuniram-se, na manhã desta terça (1º/5), em Belo Horizonte (MG), para a programação especial do 19º Conamat voltada aos juízes jubilados. A reunião, coordenada pelo diretor de Aposentados da Anamatra, Rodnei Doreto, teve como objetivo avaliar o atual cenário de atuação da entidade em assuntos relativos aos magistrados que já não se encontram mais na ativa.

Na ocasião, entre outros assuntos, foram discutidas as teses de interesse dos aposentados que serão apreciadas no 19º Conamat. “A Comissão Nacional também tratou de propostas importantes do programa da Diretoria de Aposentados, especialmente a instituição de um pecúlio nacional, a priorização de recebimento de passivos por idosos e enfermos e a viabilização da associação de pensionistas à Anamatra, que demandará alteração estatutária”, informa Rodnei Doreto. 

O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, que acompanhou parte da reunião, avaliou a reunião como profícua em vários aspectos. "Entre outros temas, debateu-se a questão da ajuda de custo para moradia, que segue em discussão na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal, e a perspectiva de atuação da Anamatra, que é a de um modelo remuneratório unificado nacionalmente, sem distinção entre ramos da justiça, entre unidades da federação ou entre ativos e aposentados. E nessa linha deverão ser as próximas articulações da Anamatra, inclusive apresentando anteprojeto de abono indenizatório, já aprovado no Conselho de Representantes da Anamatra, que alcança ativos e aposentados em eventual modelo de transição”, explica. 


Programação para os aposentados -
A programação voltada aos aposentados, que precede o 19º Conamat, teve início na tarde de hoje, com a palestra “A integração do juiz aposentado na vida institucional dos tribunais”, com a participação do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Carlos Alberto Reis de Paula. No fim da tarde, os juízes farão visita ao Complexo Arquitetônico da Pampulha. 

A programação de quarta começa com a reunião dos diretores e representantes de aposentados das Amatras. Na parte a tarde, o presidente da Anamatra e o diretor de Aposentados fazem, a partir das 13h30, exposição sobre "A condição do juiz aposentado no contexto nacional: Estado da Arte e Perspectivas". Logo após, às 14h30, haverá palestra sobre " A Transição do período de exercício para a aposentadoria de magistrado e a vida pós-jubilamento", com o desembargador do Trabalho aposentado do TRT 3 Márcio Túlio Viana. 

 

As palestras estão sendo transmitidas e ficarão disponíveis no canal TV Anamatra no Youtube. Inscreva-se e acompanhe: www.youtube.com/tvanamatra.

 

Clique aqui e confira as fotos da reunião





Receba nossa newsletter