Anamatra e Amatra 2 (SP) divulgam nota de pesar pelo falecimento da juíza do Trabalho Claudia Zerati

Entidades repudiam quadro de violência doméstica no país

NOTA DE PESAR

A ANAMATRA - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e a AMATRA 2 - Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região  vêm a público externar a sua indignação e o seu pesar pelo falecimento da juíza Claudia Zerati, titular da 2ª Vara de Franco da Rocha, ocorrido na data de hoje (20/8).

De outro turno, a se confirmar o quadro de violência doméstica descrito pelo BO n. 4.397/2017 (SSP/SP),  as Associações subscritoras  também se servem da presente nota  para repudiar os gritantes números de feminicídio que ainda grassam no Brasil, evidenciando uma realidade trágica que, agora,  colhe a vida de uma juíza do Trabalho. Em 2016, contabilizávamos 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, ocupando o 5º lugar no ranking mundial de países, quanto ao feminicídio. Pelos dados do Mapa da Violência 2015, dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados no Brasil em 2013, 50,3% foram cometidos por familiares (33,2% pelo parceiro).  O machismo mata. E as campanhas publicitárias de ocasião não bastam para contê-lo.

À Magistratura do Trabalho da 2ª Região e à  família de Cláudia Zerati, endereçamos as nossas sinceras condolências. Às autoridades policiais, pedimos uma rigorosa e pronta apuração dos fatos, para o rápido esclarecimento de todos os aspectos eventualmente nebulosos que ainda cerquem esse trágico episódio.

Brasília/São Paulo, 20 de agosto de 2017.

Guilherme Guimarães Feliciano
Presidente da ANAMATRA