Formação e docência: Anamatra finaliza tratativas externas para implementação da Escola Nacional Associativa

Entidade se reuniu com reitoria do UDF para finalizar as diretrizes de convênio com a instituição

O presidente da Anamatra, Guilherme Feliciano, o diretor de Formação e Cultura, Marco Treviso, e a juíza Flávia Pessoa, do Conselho Fiscal da entidade, foram recebidos na noite dessa quarta (3/8) pela reitora do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), prof.ª Dr.ª Beatriz Maria Eckert-Hoff. O encontro também contou com a presença do profº. Drº membro do corpo docente do UDF Marcelo Borsio e teve como objetivo finalizar as diretrizes do convênio que deve ser assinado em breve para o início das primeiras atividades da Escola Nacional Associativa em conjunto com a UDF.

O presidente da Anamatra explica que os próximos passos agora serão a discussão e divulgação do regulamento de instalação da Escola junto ao Conselho de Representantes da Anamatra, bem como dos critérios de seleção dos magistrados docentes e, a seguir, das primeiras atividades da Escola cuja implementação se projeta para 2018, em conjunto com a UDF.  “A Escola Associativa nacional está prevista no Estatuto da Anamatra e vai proporcionar espaço acadêmico privilegiado para a crítica e o debate dos grandes temas trabalhistas, como também oferecer à comunidade cursos de excelência e proporcionar aos juízes oportunidades de formação e docência”,  ressalta Feliciano.

Sobre a Escola - A Escola Nacional Associativa é uma proposta apresentada pela atual diretoria da Anamatra em sua carta-programa e tem como objetivo promover um espaço crítico acadêmico privilegiado para o debate das mais  importantes questões nacionais  para a Magistratura e o Direito do Trabalho.  Deverá, também, proporcionar aos juízes associados a possibilidade de docência, inclusive por meio de recursos de ensino a distância, como também lhes oferecer oportunidades de titulação, sem prejuízo de outras atividades, como as ligadas à própria coordenação das escolas associativas regionais, no que puderem construir nacionalmente, inclusive quanto à identificação e transferência de boas práticas.