PJe: Anamatra participa de evento que discute caminhos para otimizar a Justiça

Diretor de Informática da entidade comparece à Maratona PJe e confere projetos selecionados

O diretor de Informática da Anamatra, Rafael Nogueira, participa nesta segunda-feira (28/3) da apresentação dos trabalhos selecionados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Maratona PJe. O concurso, que tem como tema “O caminho para otimizar a Justiça”, é dirigido aos desenvolvedores de sistemas dos órgãos do Poder Judiciário.

Os vencedores do certame, que tem como objetivo promover melhorias para a ferramenta que permite o acompanhamento e o processamento das demandas em curso em todas as esferas do Poder Judiciário brasileiro, serão conhecidos amanhã (29/3). Ao todo 40 projetos foram inscritos e 19 selecionados, entre eles há propostas oriundas dos Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª (SP) e 13ª (PB) Regiões.

Na abertura do evento, o conselheiro do CNJ Gustavo Tadeu Alckmin, presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do CNJ, ressaltou a importância da Maratona. “O processo é uma realidade no Poder Judiciário e o nosso passo agora é no sentido de aperfeiçoar cada vez mais o sistema, diante da sua dinamicidade que lhe é própria, daí o tema da Maratona: caminho para otimizar a Justiça”, disse.

Para Rafael Nogueira, a iniciativa da Maratona é importante, pois discute o aprimoramento do sistema a partir de propostas de desenvolvedores do próprio Poder Judiciário. O magistrado lembra que o PJe é umas das prioridades da Anamatra, que já realizou dois eventos sobre o tema, dirigidos aos magistrados do Trabalhos. “Esperamos que as propostas venham a colaborar para a solução de algumas preocupações da entidade, quais sejam os impactos do processo eletrônico na saúde dos magistrados, bem como com a transparência, democratização e usabilidade do sistema”, afirma.

A Justiça brasileira já tem 7,4 milhões de ações judiciais tramitando por meio do Processo Judicial Eletrônico (PJe), segundo os dados mais recentes do Comitê Gestor Nacional do PJe. Em março do ano passado, o sistema registrava 4 milhões de processos. O ramo da Justiça que mais utiliza o PJe continua sendo a Justiça do Trabalho, em que o sistema é utilizado nos 24 tribunais regionais do trabalho, por 83,94% das unidades judiciárias. São mais de 5,6 milhões de demandas judiciais apresentadas desde dezembro de 2011 em meio eletrônico via PJe.

Clique aqui e confira mais informações sobre a Maratona.

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra