Projeto da Anamatra leva noções básicas sobre direitos e deveres fundamentais para crianças e adolescentes

Juízas do Trabalho levam TJC para escolas públicas de Salvador/BA

Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, localizado no município de Água de Meninos, receberão as orientações sobre cidadania do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC). As juízas do Trabalho Silvia Isabelle, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra 5, e Clarissa Magaldi, vão ministrar uma oficina para professores da instituição, que serão multiplicadores para os alunos, disseminando toda informação apresentada. Os trabalhos junto aos docentes serão realizados nos dias 18 e 19/02.

O programa foi recebido com entusiasmo pelos professores e a diretora da entidade de ensino, Salomé Brito, se comprometeu em disseminar a proposta para outros diretores de escolas da região, para que também participem da programação, prevista inicialmente para envolver 48 professores.

Segundo a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Amatra 5, Silvia Isabelle, a iniciativa dá aoprofessor a possibilidade de “abordar diversos temas em sala de aula, como jornada de trabalho, salário, direito previdenciário, entre outros”. 

O TJC

Por meio do Programa, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania em escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios. É uma iniciativa gratuita de construção de cidadania da Anamatra, executada nos estados por meio das Amatras.

O público-alvo é formado por estudantes do ensino fundamental e médio, em especial aqueles que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho, além de estudantes dos cursos profissionalizantes, de Escolas de Jovens e Adultos (Ejas). Além das aulas, os alunos fazem uma visita ao Fórum para acompanhar uma audiência, tiram dúvidas com os magistrados e apresentam um trabalho final (chamado de culminância), no qual mostram, de forma lúdica, o que aprenderam em sala de aula. Clique aqui e conheça mais.

_________________________________________________

É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra