Juízes substitutos da 1ª Região terão secretários especializados

Medida foi aprovada pelo Órgão Especial do TRT/RJ

O Órgão Especial do TRT/RJ, em sessão realizada no dia 02 de outubro, aprovou a Resolução Administrativa que cria a função comissionada de Secretário Especializado de Juiz, no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. No total, serão 146 funções, 70 delas decorrentes da transformação de 112 FC-3 e outras 76 provenientes da extinção de 144 FC-2.

Os servidores ocupantes da nova função exercerão as mesmas atividades dos assistentes de juiz lotados em Varas do Trabalho, só que prestarão auxílio direto aos juízes substitutos.

A aprovação foi comemorada pelos juízes substitutos e pelos membros da diretoria da Amatra1 (RJ) que, ao longo dos últimos meses, vinham fazendo, junto aos desembargadores, um trabalho de conscientização da importância dessa Resolução.

"Contamos com a sensibilidade dos membros desse Órgão Especial para a aprovação da proposta, não só por sua pertinência, mas por considerarmos, acima de tudo, uma medida que permitirá o melhor atendimento aos jurisdicionados", disse o presidente da Amatra 1 (RJ), Paulo Périssé, em sua intervenção durante a sessão. Ele também frisou que, ao privilegiar o fortalecimento da estrutura disponível aos magistrados substitutos, a proposta atende à política de valorização do primeiro grau instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em maio deste ano.

A diretora de Comunicação Social da Anamatra e juíza na 1ª Região, Luciana Neves, corrobora para o entendimento do presidente da Amatra 1. Para a magistrada, trata-se de uma medida de extrema pertinência. "A medida contribuirá para uma maior celeridade no trâmite processual, em especial no 1º grau. Certamente, é algo que deveria ser seguido por todos os regionais", afirma.

*Com informações da Amatra 1 (RJ) e foto da AIC/TRT-RJ